quinta-feira, 24 de junho de 2010

TFC_Tarefa_ etapa 13_Grupo 1_CarlosLeite

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

INSTITUTO DE MATEMÁTICA

LANTE – Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino

Curso: NTEM - Novas Tecnologias no Ensino da Matemática

Disciplina: Pré Orientação de TFC

Orientadora: Aline Maurício Barbosa

Alunos: Carlos Alberto Soares Leite

Pólo: Campo Grande – Grupo 1

Tarefa (etapa 13): Elaboração e redação das Conclusões individuais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conclusões

 

Diante de todas essas pesquisas, teóricas e práticas, tornam-se evidentes os anseios dos profissionais de educação em buscar melhores condições para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem.  Mais precisamente, ao focalizar o tema “Teorema de Pitágoras” fica clara a necessidade de uma nova postura docente que seja capaz de utilizar conteúdos significativos da história da matemática, juntamente, com a possibilidade do uso de ferramentas tecnológicas.

Através dos experimentos realizados com apoio de softwares de geometria dinâmica e uso de recursos didáticos diversificados, pode-se perceber que ocorreram melhorias no desempenho dos alunos, que participaram intensamente das atividades propostas e, consequentemente, as aulas foram mais agradáveis e interessantes.  Os professores, por sua vez, ficaram satisfeitos com os resultados obtidos, além de terem aproveitado eficientemente a administração do tempo quando trabalharam conceitos geométricos no laboratório de informática, se comparado com as horas gastas que são necessárias para o ensino de geometria tradicional em salas de aula.

A questão dos livros didáticos, apesar de todo o desenvolvimento tecnológico, ainda é fundamental para o sistema educacional por ser um instrumento adotado em todas as escolas.  Na maioria dos casos, o professor não é consultado a respeito do livro que utilizará e, portanto, a sua atuação fica limitada às determinações impostas.  O contexto histórico, quando apresentado nos livros didáticos de Matemática, é praticamente superficial.  Desta maneira, para suprir as falhas ou omissões de certas literaturas, os estudantes poderiam acessar a INTERNET em busca de subsídios para complementar as informações já existentes.

Assim, consolida-se o argumento da utilização de recursos didáticos como a “História da Matemática e Tecnologias” para o desenvolvimento da aprendizagem de tópicos matemáticos (Teorema de Pitágoras, por exemplo), visando proporcionar aos alunos, independentemente da série de estudo em que se encontram, um ambiente favorável à estimulação da criatividade, do senso crítico e das ações investigativas.

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