UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INSTITUTO DE MATEMÁTICA
LANTE – Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino
Curso: NTEM - Novas Tecnologias no Ensino da Matemática
Disciplina: Pré Orientação de TFC
Orientadora: Aline Maurício Barbosa
Alunos: Carlos Alberto Soares Leite
Pólo: Campo Grande – Grupo 1
Tarefa (etapa 13): Elaboração e redação das Conclusões individuais.
Conclusões
Diante de todas essas pesquisas, teóricas e práticas, tornam-se evidentes os anseios dos profissionais de educação em buscar melhores condições para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Mais precisamente, ao focalizar o tema “Teorema de Pitágoras” fica clara a necessidade de uma nova postura docente que seja capaz de utilizar conteúdos significativos da história da matemática, juntamente, com a possibilidade do uso de ferramentas tecnológicas.
Através dos experimentos realizados com apoio de softwares de geometria dinâmica e uso de recursos didáticos diversificados, pode-se perceber que ocorreram melhorias no desempenho dos alunos, que participaram intensamente das atividades propostas e, consequentemente, as aulas foram mais agradáveis e interessantes. Os professores, por sua vez, ficaram satisfeitos com os resultados obtidos, além de terem aproveitado eficientemente a administração do tempo quando trabalharam conceitos geométricos no laboratório de informática, se comparado com as horas gastas que são necessárias para o ensino de geometria tradicional em salas de aula.
A questão dos livros didáticos, apesar de todo o desenvolvimento tecnológico, ainda é fundamental para o sistema educacional por ser um instrumento adotado em todas as escolas. Na maioria dos casos, o professor não é consultado a respeito do livro que utilizará e, portanto, a sua atuação fica limitada às determinações impostas. O contexto histórico, quando apresentado nos livros didáticos de Matemática, é praticamente superficial. Desta maneira, para suprir as falhas ou omissões de certas literaturas, os estudantes poderiam acessar a INTERNET em busca de subsídios para complementar as informações já existentes.
Assim, consolida-se o argumento da utilização de recursos didáticos como a “História da Matemática e Tecnologias” para o desenvolvimento da aprendizagem de tópicos matemáticos (Teorema de Pitágoras, por exemplo), visando proporcionar aos alunos, independentemente da série de estudo em que se encontram, um ambiente favorável à estimulação da criatividade, do senso crítico e das ações investigativas.
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