quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Anteprojeto_Tarefa 4.2_Grupo 2 (MTC)

 

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NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

DISCIPLINA METODOLOGIA DO TRAB. CIENTÍFICO

Coordenador: Vera Werneck

Anteprojeto do Projeto Final de Curso Pós-Graduação de Novas Tecnologias no Ensino da Matemática

 

História da Matemática e Tecnologias

1. Objetivo

·       Objetivo geral do projeto

            Busca verificar de que modo a utilização da História da Matemática e o uso de tecnologias, como metodologia de ensino, podem influenciar no processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina, uma vez que se percebe a necessidade de mudança de postura frente ao ensino em geral quando se tem consciência de que o conhecimento matemático foi construído em um contexto histórico-social e cultural donde advieram as tecnologias de que dispomos atualmente. Nos PCN’s (1994) encontram-se justificativas a utilização da História da Matemática e dos recursos tecnológicos:

              A História da Matemática, mediante um processo de transposição didática e juntamente com outros recursos didáticos e metodológicos, pode oferecer uma importante contribuição ao processo de ensino e aprendizagem em Matemática.

 

              As técnicas, em suas diferentes formas e usos, constituem um dos principais agentes de transformação da sociedade, pelas implicações que exercem no cotidiano das pessoas. (...) Nesse cenário, insere-se mais um desafio para a escola, ou seja, o de como incorporar ao seu trabalho, apoiado na oralidade e na escrita, novas formas de comunicar e conhecer.

 

 

            Assim, é indispensável que a escola, instituição incumbida da sistematização do saber, e seus agentes se disponham a essa nova perspectiva de ensino, que sendo bem orientada pode em muito contribuir para a construção do conhecimento de maneira significativa pelos discentes e torná-los agentes ativos, isto é, sujeitos capazes de participar ativamente no processo de ensino-aprendizagem e atuar criticamente na sociedade, colaborando de forma eficiente na sua evolução.

 

             

·       Objetivos específicos do projeto

ü       Verificação da aceitação e do comportamento dos discentes diante de uma metodologia em que a História da Matemática e as tecnologias são utilizadas como recurso didático;

ü       Verificar como a introdução de uma metodologia a partir da História da Matemática e tecnologias influencia na dinâmica de sala de aula;

ü       Verificar se a utilização da História da Matemática e tecnologias contribui para a construção significativa dos conhecimentos matemáticos pelos educandos.

ü       Suscitar com a utilização de recursos como a História da Matemática e as diversas tecnologias, um ambiente propício à investigação, onde todos são sujeitos capazes de apropriar-se do conhecimento matemático e criar suas próprias conjecturas a partir do momento em que se concebe o conceito num contexto lógico-histórico.

ü       Fazer com que os conteúdos matemáticos e os conceitos nele envolvidos deixem de ter caráter meramente mecânico e possam ter um significado contextual aos discentes a fim de que eles se percebam capazes de “fazer matemática”.

 

2. Justificativas e Benefícios

            As justificativas para a elaboração deste trabalho estão embasadas nas pesquisas realizadas pelo grupo que fez um levantamento bibliográfico sobre o tema “História da Matemática e Tecnologias”, cujo resultado foi alocado no documento Lista de Referências Bibliográficas (arquivo criado no Google Docs).

            O assunto em questão que será abordado no TFC é desafiador e, através das consultas referenciais, foi possível perceber que tanto a História da Matemática quanto as Novas Tecnologias são essenciais para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem da Matemática na atualidade.

            As áreas do conhecimento que envolvem tais temas são instigantes a professores e alunos, entretanto ambos devem estar preparados para saberem utilizar todos os recursos disponíveis em prol da Educação.

            Os principais benefícios advindos deste projeto seriam:

Ø       Aprimoramento dos conhecimentos matemáticos e tecnológicos.

Ø       Utilização da História da Matemática como recurso didático e metodologia de ensino.

Ø       Compreensão dos inúmeros tópicos matemáticos (Álgebra, Análise, Aritmética, Cálculo, Geometria, Lógica, Probabilidade, Trigonometria e etc.).

Ø       Promover a inclusão digital com o uso de softwares no Ensino da Matemática.

Ø       Tornar o estudo da Matemática prazeroso e acessível, através da resolução de problemas/desafios com o auxílio de ferramentas tecnológicas.

Ø       Propiciar reflexões sobre os instrumentos empregados no processo ensino-aprendizagem, as práticas pedagógicas e as implicações do uso das tecnologias da informação e da comunicação na Educação Matemática.

Ø       Incentivar a construção de “Laboratório de Ensino de Matemática” de forma colaborativa e participativa entre alunos e professores.

Ø       Fazer a interação professor/aluno e que as aulas ultrapassem o limite da sala de aula num movimento transdiciplinar.

Ø       Estimular a elaboração do trabalho de pesquisas na aprendizagem, priorizando a contextualização, a interdisciplinaridade e o conhecimento humano para gerar condições favoráveis à aprendizagem significativa dos conceitos.

Ø       Analisar a disponibilidade de materiais existentes para que o professor possa utilizar a História da Matemática em sua prática docente.

 

 

 

 

 

3. GRUPO

Ana Maria da Silva Motta

Perfil: Licenciada em Matemática pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos, atuando na rede Municipal de educação da cidade do Rio de Janeiro, ministrando aulas no Ensino Fundamental.

 

Possíveis áreas a trabalhar no TFC: Revisão da parte teórica e avaliação de alguma técnica ou ferramenta discutida nas partes teóricas do trabalho, entre outros realizados em conjuntos com os outros componentes do grupo.

 

Carlos Alberto Soares Leite

Perfil: Licenciado em Matemática pela Universidade Castelo Branco, não atuando no sistema de ensino, mas aposto na formação continuada com fins de crescimento profissional na atual área de trabalho.

 

Possíveis áreas a trabalhar no TFC: Revisão da parte teórica e estudo de caso realizado em alguma unidade escolar, entre outros realizados em conjuntos com os outros componentes do grupo.

 

Veronica da Silva Nunes

Perfil: Licenciada em Matemática pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos, atuando na rede estadual de educação do Estado do Rio de Janeiro, ministrando aulas no Ensino Médio.

Embora todas as dificuldades encontradas gosto muito do que faço e aposto na formação continuada para aprimorar meus conhecimentos a fim de contribuir com a melhoria da educação. Este curso tem sido maravilhoso nesse sentido, pois consegui através interação de professores e colegas, crescer muito.

 

Possíveis áreas a trabalhar no TFC: Revisão da parte teórica e aplicações de práticas em unidade escolar, entre outras em conjunto com os outros componentes do grupo.

 


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