terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Tarefa 4.1_Esquema e Resumo (MTC)

 

Topo

NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

DISCIPLINA METODOLOGIA DO TRAB. CIENTÍFICO

Coordenador: Vera Werneck

Esquema e Resumo

Aluno: Carlos Alberto Soares Leite.
Pólo: Campo Grande.

Data: 01/12/2009
Tutor: Douglas Martins Dantas.

 

1. Site: Matemática para Gregos & Troianos

ARAÚJO, Carlos César de.  Matemática para Gregos & Troianos.  Disponível em: <http://www.gregosetroianos.mat.br>.  Acesso em: 28 de novembro de 2009.

 

2. Esquema

TEMA

 

Matemática e Tecnologias

 

ESTRUTURA

 

Matemática:

Provas & Problemas Resolvidos; Laboratórios Virtuais de Matemática; Conceitos Fundamentais; Erros na Matemática; História da Matemática; Lógica; Educação Matemática; Álgebra; Cálculo; Teoria dos Números; Escrita Matemática e Geometria.

 

Softwares:

Sistemas de Álgebra por ComputadorMathematica e YACAS.

Softwares GráficosDPGraph; GrafEq e Winplot.

Geometria DinâmicaC.a.R; Cinderella; Geometria e Wingeom.

Produção e visualização de DocumentosGSview; Lyx e MiKTeX.

 

Artigos:

Introdução ao ambiente 2D do Winplot; O Winplot e o Trinômio do Segundo Grau; Introdução às Rotações; Três Mágicas com o Mathematica; Cálculo de etA por meio do DERIVE; Matemática com o Winplot; Física com o Winplot; CramerSarrus; playEquation; Funções Características; Teoria da Ordem; Uma Aplicação Errônea da Regra de Cramer; Um Erro Superinteressante; De Volta às Raízes; O que é um argumento?; Erros em Provas da ANPAD; Erros em demonstrações; Um Salto Quântico no Infinito; Lógica e linguagem – Orações adjetivas; Lógica e linguagem – Problemas com a dupla negação; Lógica e Matemática – Uma Classificação dos Triângulos; Lógica e Matemática – O Lugar do Vértice; Lógica e Matemática – O Óbvio que Induz o Não Óbvio; Lógica e Matemática – Uma Aplicação da Indução; Uma Demonstração do Teorema de Cantor; O Paradoxo de Cantor; A Lógica da Criança; Ensinando Equações Paramétricas; Winplot na Escola; A aquisição do conhecimento lógico-matemático do infantil ao Fundamental; Esses Pequenos Pesquisadores; Algarismos na base b; Um Gráfico Interessante; Divisões com resto; Pontos com Coordenadas Inteiras; Matemática por e-mail; Trigonometria no Winplot; Uma visão diferente das Raízes da Unidade; Polígonos Estrelados; A Espiral de Arquimedes; Ciclóide no Winplot; Superfícies Quádricas (applets LiveGraphics3D); Visualizando Superfícies Implícitas; Esferas em Espaços Métricos e A Geometria do Hiperbolóide.

 

Projeto: THEOREMA.

 

3. Resumo

            O siteMatemática para Gregos & Troianos” foi criado em 01/01/2002 pelo professor Carlos César de Araújo que pode evidenciar, através de contatos eletrônicos, que a Matemática desperta o interesse de pessoas das mais variadas formações.

            Segundo o autor, a resolução de problemas é importante para transmissão do conhecimento matemático.  Neste sentido, deve-se proporcionar uma boa solução aos exercícios a fim de tornar o estudo da Matemática prazeroso e acessível.

            As soluções dos problemas podem ser mais bem compreendidas com o uso de softwares.  Esses programas, no site, são considerados “laboratórios virtuais”, pois possibilitam a realização de “experiências matemáticas que facilitam o entendimento de tópicos, a demonstração de teoremas ou a formulação de teorias.

            As pessoas que estudam Matemática devem conhecer e dominar os conceitos fundamentais desta ciência para que possam se comunicar com clareza.  Este site disponibiliza uma seção com definições, notações e terminologias que são equivalentes em outras línguas.

            Outra seção do Matemática para Gregos & Troianos” divulga e esclarece os erros matemáticos relevantes para a educação e a pesquisa.  Trata-se de uma proposta de discussão crítica que possibilite gerar informações de caráter histórico-pedagógico, ou técnico, para aqueles que admiram Matemática.

            É possível aprender Matemática estudando a sua história ao longo dos séculos.  Temas como: Lógica, Educação Matemática, Álgebra, Cálculo, Teoria dos Números, Escrita Matemática e Geometria podem ser desenvolvidos a partir do conhecimento da História da Matemática.

            Os softwares, listados no site, são resultados de pesquisas executadas pelo autor e tem aplicações nos Sistemas de Álgebra, na produção de gráficos, nas construções geométricas e na produção e visualização de Documentos.  Os artigos da seção Laboratórios Virtuais de Matemática contem tutoriais que auxiliam na manipulação dos softwares matemáticos indicados.

            O projeto THEOREMA combina Lógica e Matemática dentro do sistema de álgebra do software Mathematica.  O objetivo a longo prazo é produzir um sistema completo que de suporte para a criação de manuais interativos.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário