NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
DISCIPLINA – METODOLOGIA DO TRAB. CIENTÍFICO
Coordenador: Vera Werneck
Esquema e Resumo
Aluno: Carlos Alberto Soares Leite.
Pólo: Campo Grande.
Data: 01/12/2009
Tutor: Douglas Martins Dantas.
1. Site: Matemática para Gregos & Troianos
ARAÚJO, Carlos César de. Matemática para Gregos & Troianos. Disponível em: <http://www.gregosetroianos.mat.br>. Acesso em: 28 de novembro de 2009.
2. Esquema
TEMA
Matemática e Tecnologias
ESTRUTURA
Matemática:
Provas & Problemas Resolvidos; Laboratórios Virtuais de Matemática; Conceitos Fundamentais; Erros na Matemática; História da Matemática; Lógica; Educação Matemática; Álgebra; Cálculo; Teoria dos Números; Escrita Matemática e Geometria.
Softwares:
Sistemas de Álgebra por Computador – Mathematica e YACAS.
Softwares Gráficos – DPGraph; GrafEq e Winplot.
Geometria Dinâmica – C.a.R; Cinderella; Geometria e Wingeom.
Produção e visualização de Documentos – GSview; Lyx e MiKTeX.
Artigos:
Introdução ao ambiente 2D do Winplot; O Winplot e o Trinômio do Segundo Grau; Introdução às Rotações; Três Mágicas com o Mathematica; Cálculo de etA por meio do DERIVE; Matemática com o Winplot; Física com o Winplot; CramerSarrus; playEquation; Funções Características; Teoria da Ordem; Uma Aplicação Errônea da Regra de Cramer; Um Erro Superinteressante; De Volta às Raízes; O que é um argumento?; Erros em Provas da ANPAD; Erros em demonstrações; Um Salto Quântico no Infinito; Lógica e linguagem – Orações adjetivas; Lógica e linguagem – Problemas com a dupla negação; Lógica e Matemática – Uma Classificação dos Triângulos; Lógica e Matemática – O Lugar do Vértice; Lógica e Matemática – O Óbvio que Induz o Não Óbvio; Lógica e Matemática – Uma Aplicação da Indução; Uma Demonstração do Teorema de Cantor; O Paradoxo de Cantor; A Lógica da Criança; Ensinando Equações Paramétricas; Winplot na Escola; A aquisição do conhecimento lógico-matemático do infantil ao Fundamental; Esses Pequenos Pesquisadores; Algarismos na base b; Um Gráfico Interessante; Divisões com resto; Pontos com Coordenadas Inteiras; Matemática por e-mail; Trigonometria no Winplot; Uma visão diferente das Raízes da Unidade; Polígonos Estrelados; A Espiral de Arquimedes; Ciclóide no Winplot; Superfícies Quádricas (applets LiveGraphics3D); Visualizando Superfícies Implícitas; Esferas em Espaços Métricos e A Geometria do Hiperbolóide.
Projeto: THEOREMA.
3. Resumo
O site “Matemática para Gregos & Troianos” foi criado em 01/01/2002 pelo professor Carlos César de Araújo que pode evidenciar, através de contatos eletrônicos, que a Matemática desperta o interesse de pessoas das mais variadas formações.
Segundo o autor, a resolução de problemas é importante para transmissão do conhecimento matemático. Neste sentido, deve-se proporcionar uma boa solução aos exercícios a fim de tornar o estudo da Matemática prazeroso e acessível.
As soluções dos problemas podem ser mais bem compreendidas com o uso de softwares. Esses programas, no site, são considerados “laboratórios virtuais”, pois possibilitam a realização de “experiências” matemáticas que facilitam o entendimento de tópicos, a demonstração de teoremas ou a formulação de teorias.
As pessoas que estudam Matemática devem conhecer e dominar os conceitos fundamentais desta ciência para que possam se comunicar com clareza. Este site disponibiliza uma seção com definições, notações e terminologias que são equivalentes em outras línguas.
Outra seção do “Matemática para Gregos & Troianos” divulga e esclarece os erros matemáticos relevantes para a educação e a pesquisa. Trata-se de uma proposta de discussão crítica que possibilite gerar informações de caráter histórico-pedagógico, ou técnico, para aqueles que admiram Matemática.
É possível aprender Matemática estudando a sua história ao longo dos séculos. Temas como: Lógica, Educação Matemática, Álgebra, Cálculo, Teoria dos Números, Escrita Matemática e Geometria podem ser desenvolvidos a partir do conhecimento da História da Matemática.
Os softwares, listados no site, são resultados de pesquisas executadas pelo autor e tem aplicações nos Sistemas de Álgebra, na produção de gráficos, nas construções geométricas e na produção e visualização de Documentos. Os artigos da seção “Laboratórios Virtuais de Matemática” contem tutoriais que auxiliam na manipulação dos softwares matemáticos indicados.
O projeto THEOREMA combina Lógica e Matemática dentro do sistema de álgebra do software Mathematica. O objetivo a longo prazo é produzir um sistema completo que de suporte para a criação de manuais interativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário