sexta-feira, 27 de março de 2009

Apresentação dos números complexos nos livros didáticos (IEM 1)

Re: Unidade 5 - Tópico I (25 a 31 de março)
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - sexta, 27 março 2009, 16:38

Boa tarde, André e todos colegas!
O autor Carlos Mathias coloca como pré-requisitos dessa Unidade 5 a obtenção de livros didáticos utilizados nas décadas de 70 e 80 que seriam correspondentes ao atual Ensino Fundamental a fim de acompanhar o texto. E, também, sugere que nos lembremos como fomos apresentados aos números complexos e a forma a qual o livro didático da época mostrou este conceito.
Para responder a esse questionamento, tive que "abrir o baú" e constatei que nos livros do 10. grau (atual Ensino Fundamental) não há qualquer comentário sobre números complexos.
Encontrei no livro "NOVO HORIZONTE - Matemática curso completo" (Jorge Daniel Silva e Valter dos Santos Fernandes; 20. grau -Companhia Editora Nacional) a seguinte nota: "Os números que não podem ser expressos na forma a/b, com a e b inteiros e b diferente de zero, chamam-se irracionais" e apresentava como exemplos as raízes quadradas de 2 e 3 com os respectivos resultados aproximados (1,41213... e 1,7320...). Em seguida, os autores definem o conjunto dos números reais como sendo formado pela reunião dos conjntos dos números racionais e irracionais; e mencionam: "Os reais irracionais, representados aproximadamente na forma decimal, têm infinitas casas decimais e não periódicas", apresentando os exemplos: 2,71828... e 3,1415...
Ao finalizar este capítulo do livro sobre conjuntos numéricos, é mostrado a relação entre os conjuntos numéricos através dos diagramas de Venn, mas o conjunto dos números irracionais não aparece representado.

Obs.: o livro didático citado é de meados da década de 1980; e corresponderia ao atual Ensino Médio.

Abraços,
Carlos.

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