segunda-feira, 2 de março de 2009

"... Será que trabalhar atividades com nível mais baixo desmotivaria parte do grupo que se encontra num nível mais elevado?” (TEG)

Re: Fórum 4 - Modelo Van Hiele - Grupo Pesquisador
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - segunda, 2 março 2009, 00:52

Boa noite a todos!
(“Segunda Parte”)
A colega Cristiane, questionou: “Sabemos que os alunos apresentam muitas dificuldades em geometria e que com o pouco tempo de aula fica complicado trabalhar atividades para cada nível de aprendizagem. O que fazer? Será que trabalhar atividades com nível mais baixo desmotivaria parte do grupo que se encontra num nível mais elevado?”
As pesquisas do casal van Hiele feitas na década de 1950 mostraram que existiam diferentes níveis de pensamentos entre os alunos, e estes, em relação ao professor, numa mesma sala de aula, causando a desarmonia ensino/aprendizado em Geometria. Mas, essas dificuldades permanecem até hoje, devido a vários fatores relacionados à falta de estrutura.
Pierre van Hiele, afirma que ao se ministrar conteúdos em níveis diferentes ao que o aluno se encontra não ocorrerá a construção da aprendizagem significativa.
Atividades em grupo podem auxiliar o professor a desenvolver uma metodologia guiada pelo Modelo van Hiele, poupando tempo e reunindo alunos de níveis distintos.
Sds,
Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário