segunda-feira, 30 de março de 2009

"Gostaria de saber se você vê a teoria de Van Hiele envolvida nessas atividades." (TEG)

Re: Fórum 8 - Axiomática Euclidiana - Grupo Pesquisador
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - segunda, 30 março 2009, 15:00

Boa tarde, tutor Marcelo e colegas!

As atividades apresentadas na Unidade 6 (texto 11) seguem o Modelo de van Hiele, pois é possível perceber algumas fases didáticas, como: orientação direta (o professor leva materiais que possibilitarão respostas específicas e objetivas das atividades e orienta sua utilização de forma gradual), explicitação (o professor deixa o aluno independente na busca da formação do sistema de relações sobre o conteúdo geométrico estudado, facilita a interação com os colegas) e fechamento (o professor auxilia o processo de síntese, fornecendo experiências e observações globais através dos quadros “lembrete”); objetivando atingir o NÍVEL 0 (visualização ou reconhecimento), estágio em que os alunos raciocinam basicamente por meio de considerações visuais, utilizando cores e dobraduras de papel, e podem aprender o vocabulário geométrico, identificar formas específicas, reproduzir uma figura dada, etc..

Saudações,

Carlos.

Fonte de referencia: KALEFF, A.M.M.R. Tópicos de ensino de geometrias: a sala de aula frente ao laboratório de ensino e à história da geometria. Rio de Janeiro: UFF/CEDERJ/UAB. 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário