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O uso da calculadora nas aulas de Matemática
Introdução
Este Plano de Aula visa utilizar a calculadora como recurso
tecnológico importante na prática de ensino da
Matemática. As atividades propostas constituem-se de
situações-problema relacionados ao cotidiano.
O público alvo são alunos da 7ª. série
do Ensino Fundamental que trabalharão em grupos de no máximo
4 estudantes, estimando-se uma classe composta por 35 alunos.
O uso da máquina de calcular nas aulas de Matemática
é um dos recursos indicados pelos PCNs (Parâmetros
Curriculares Nacionais), segundo o qual a calculadora pode ser um
eficiente instrumento para promover a aprendizagem de processos
cognitivos.
Objetivos
Perceber quando a calculadora pode ou não ajudar na resolução
de problemas do dia-a-dia.
Permitir novas estratégias de abordagem de variadas
situações-problema.
Desenvolver o interesse pelas atividades de investigação
de hipóteses.
Possibilitar o trabalho com valores reais da vida cotidiana.
Constatar que a máquina de calcular é um instrumento
útil para verificação de resultados e correção
de erros.
Metodologia e Apresentação de Materiais
Atividade expositiva dialógica sobre a origem da
calculadora; leitura do manual de instruções e
mecanismos do equipamento e realização de exercícios.
Observações:
_ Necessário a utilização de uma calculadora
simples.
_ Caso a escola não forneça as calculadoras, será
feita solicitação para os estudantes trazerem.
_ Existem alternativas de usar a calculadora do Windows e do
telefone celular.
Ficha técnica da aula / atividade
Primeiro Momento – Um breve comentário sobre o
desenvolvimento das máquinas de calcular (fazer considerações
a respeito do ábaco e da primeira máquina
digital inventada por Pascal). Tempo aproximado = 5 min.
Segundo Momento – Explicação dos componentes e
funcionalidade da calculadora simples (visor, teclas numéricas,
teclas de memória e etc.). Tempo aproximado = 30 min.
(Modelo de calculadora disponível no Windows)
Terceiro Momento – Realização dos seguintes
exercícios propostos:
A inflação medida pelo Índice de Preços
ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) subiu 0,63 % no mês de
fevereiro. (Fonte: IBGE)
Caso essa taxa permaneça fixa, de quando em quando
os preços dobrarão?
Obs.: utilizar a tecla de operador constante [ = ]
Carlinhos foi à padaria e comprou: 2 caixas de leite por R$
2,75 cada; 6 pães por R$ 0,15 cada e 200g de queijo por R$
2,55. Qual o troco recebido, após ter pagado com uma nota de
R$ 10,00?
Obs.: utilizar as teclas de memória.
Desafio:
_ Encontre o resultado de 543 x 21, sabendo-se que a tecla 5 está
com defeito.
Obs.: uso da investigação de hipóteses e
estímulos ao raciocínio.
Um aparelho de ar condicionado custa R$ 849,00. A loja oferece duas
formas de pagamento:
_ em 3 vezes no cartão com juros de 3,3% ao mês, ou
_ à vista com 5% de desconto.
Qual é a melhor opção?
Obs.: potencializar tomadas de decisões seguras.
Avaliação
Os alunos e alunos serão avaliados de acordo com suas
participações em questionamentos, interação
com o grupo e o interesse demonstrado.
Referências Bibliográficas:
IBGE. Disponível em:
<http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1010985-9356,00INFLACAO+MEDIDA+PELO+IPCA+SOBE+EM+FEVEREIRO+APONTA+IBGE.html>.
Acesso em 27 fev.2009.
Matemática
Hoje – Artigos Publicados. Disponível em:
<http://www.matematicahoje.com.br/telas/Autor/artigos/artigos_publica
os.asp?aux=Calculadoras>. Acesso em fev. de 2009.
MOTTA,
Carlos Eduardo Mathias. Proposta de uso da calculadora em sala
de aula. Unidade 2. Universidade Aberta do Brasil. Curso de
Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da
Matemática.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Disponível
em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf>.
Acesso em fev. de 2009.
Planos
de aula. Disponível em:
<http://revistaescola.abril.com.br/online/planosdeaula/ensinofundamental2/PlanoAula_278843.shtml>.
Acesso em fev. de 2009.
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