terça-feira, 3 de março de 2009

Tarefa1_Plano de Aula (IEM1)




























Curso:
Novas Tecnologias no Ensino da Matemática



Disciplina:
Informática no Ensino da Matemática I



Aluno:
Carlos Alberto Soares Leite



Pólo:
Campo Grande (Grupo C)



Tutor:
Leonardo Zanette



Tarefa
1: Plano de Aula













O uso da calculadora nas aulas de Matemática







  1. Introdução








Este Plano de Aula visa utilizar a calculadora como recurso
tecnológico importante na prática de ensino da
Matemática. As atividades propostas constituem-se de
situações-problema relacionados ao cotidiano.



O público alvo são alunos da 7ª. série
do Ensino Fundamental que trabalharão em grupos de no máximo
4 estudantes, estimando-se uma classe composta por 35 alunos.



O uso da máquina de calcular nas aulas de Matemática
é um dos recursos indicados pelos PCNs (Parâmetros
Curriculares Nacionais), segundo o qual a calculadora pode ser um
eficiente instrumento para promover a aprendizagem de processos
cognitivos.







  1. Objetivos









  • Perceber quando a calculadora pode ou não ajudar na resolução
    de problemas do dia-a-dia.



  • Permitir novas estratégias de abordagem de variadas
    situações-problema.



  • Desenvolver o interesse pelas atividades de investigação
    de hipóteses.



  • Possibilitar o trabalho com valores reais da vida cotidiana.



  • Constatar que a máquina de calcular é um instrumento
    útil para verificação de resultados e correção
    de erros.









  1. Metodologia e Apresentação de Materiais








Atividade expositiva dialógica sobre a origem da
calculadora; leitura do manual de instruções e
mecanismos do equipamento e realização de exercícios.



Observações:



_ Necessário a utilização de uma calculadora
simples.



_ Caso a escola não forneça as calculadoras, será
feita solicitação para os estudantes trazerem.



_ Existem alternativas de usar a calculadora do Windows e do
telefone celular.






  1. Ficha técnica da aula / atividade









  • Primeiro Momento – Um breve comentário sobre o
    desenvolvimento das máquinas de calcular (fazer considerações
    a respeito do ábaco e da primeira máquina
    digital inventada por Pascal). Tempo aproximado = 5 min.



  • Segundo Momento – Explicação dos componentes e
    funcionalidade da calculadora simples (visor, teclas numéricas,
    teclas de memória e etc.). Tempo aproximado = 30 min.






(Modelo de calculadora disponível no Windows)








  • Terceiro Momento – Realização dos seguintes
    exercícios propostos:









  1. A inflação medida pelo Índice de Preços
    ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) subiu 0,63 % no mês de
    fevereiro. (Fonte: IBGE)




Caso essa taxa permaneça fixa, de quando em quando
os preços dobrarão?



Obs.: utilizar a tecla de operador constante [ = ]








  1. Carlinhos foi à padaria e comprou: 2 caixas de leite por R$
    2,75 cada; 6 pães por R$ 0,15 cada e 200g de queijo por R$
    2,55. Qual o troco recebido, após ter pagado com uma nota de
    R$ 10,00?




Obs.: utilizar as teclas de memória.








  1. Desafio:




_ Encontre o resultado de 543 x 21, sabendo-se que a tecla 5 está
com defeito.



Obs.: uso da investigação de hipóteses e
estímulos ao raciocínio.








  1. Um aparelho de ar condicionado custa R$ 849,00. A loja oferece duas
    formas de pagamento:




_ em 3 vezes no cartão com juros de 3,3% ao mês, ou



_ à vista com 5% de desconto.



Qual é a melhor opção?



Obs.: potencializar tomadas de decisões seguras.












  1. Avaliação








Os alunos e alunos serão avaliados de acordo com suas
participações em questionamentos, interação
com o grupo e o interesse demonstrado.




















  1. Referências Bibliográficas:









  • IBGE. Disponível em:




<http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1010985-9356,00INFLACAO+MEDIDA+PELO+IPCA+SOBE+EM+FEVEREIRO+APONTA+IBGE.html>.
Acesso em 27 fev.2009.







  • Matemática
    Hoje
    – Artigos Publicados. Disponível em:
    <http://www.matematicahoje.com.br/telas/Autor/artigos/artigos_publica
    os.asp?aux=Calculadoras>. Acesso em fev. de 2009.







  • MOTTA,
    Carlos Eduardo Mathias. Proposta de uso da calculadora em sala
    de aula
    . Unidade 2. Universidade Aberta do Brasil. Curso de
    Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da
    Matemática.








  • PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Disponível
    em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf>.
    Acesso em fev. de 2009.



























































































































1





Nenhum comentário:

Postar um comentário