Re: Grupo 19 - Fórum Semana 5 - Avaliação em EaD
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - quarta, 28 abril 2010, 17:52
Boa tarde Raquel, Elísio e todos do grupo!
Tendo como referência o texto: “Avaliação de fóruns de discussão”, de Elidiani Domingues, e tomando, por base, os fóruns do CFTEaD, indico os seguintes critérios e justificativas que utilizaria para uma possível avaliação de alunos:
1º.) Participação – Deve-se valorizar principalmente a qualidade das postagens, não apenas a quantidade, pois através de mensagens significativas, reflexivas e sugestivas, o aluno contribui para o enriquecimento dos debates.
2º.) Conteúdo – Neste item, é importante observar a forma pela qual o aluno expõe suas idéias diante do tema proposto; levando-se em conta a coerência das informações, a compreensão do assunto e a presença da autonomia. Estes fatores são fundamentais para a construção do conhecimento.
3º.) Procedimentos de Comunicação – Espera-se que o estudante aja com respeito, cortesia e polidez junto às pessoas que participam do fórum. Neste sentido, verificam-se os diálogos e como os pensamentos são expressos, preferencialmente de forma clara e objetiva. Convem destacar que a integração dialógica favorece o processo ensino-aprendizagem.
Assim, o foco da avaliação está na análise da capacidade de reflexão crítica e colaborativa do aluno diante das próprias experiências e das vivências compartilhadas com colegas (Domingues, 2006).
Saudações,
Carlos Leite.
Fonte de consulta: Texto Base 2 - Avaliação de fóruns de discussão (DOMINGUES, E., 2006) Documento PDF – Disponibilizado pelo CFTEaD.
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - quarta, 28 abril 2010, 17:52
Boa tarde Raquel, Elísio e todos do grupo!
Tendo como referência o texto: “Avaliação de fóruns de discussão”, de Elidiani Domingues, e tomando, por base, os fóruns do CFTEaD, indico os seguintes critérios e justificativas que utilizaria para uma possível avaliação de alunos:
1º.) Participação – Deve-se valorizar principalmente a qualidade das postagens, não apenas a quantidade, pois através de mensagens significativas, reflexivas e sugestivas, o aluno contribui para o enriquecimento dos debates.
2º.) Conteúdo – Neste item, é importante observar a forma pela qual o aluno expõe suas idéias diante do tema proposto; levando-se em conta a coerência das informações, a compreensão do assunto e a presença da autonomia. Estes fatores são fundamentais para a construção do conhecimento.
3º.) Procedimentos de Comunicação – Espera-se que o estudante aja com respeito, cortesia e polidez junto às pessoas que participam do fórum. Neste sentido, verificam-se os diálogos e como os pensamentos são expressos, preferencialmente de forma clara e objetiva. Convem destacar que a integração dialógica favorece o processo ensino-aprendizagem.
Assim, o foco da avaliação está na análise da capacidade de reflexão crítica e colaborativa do aluno diante das próprias experiências e das vivências compartilhadas com colegas (Domingues, 2006).
Saudações,
Carlos Leite.
Fonte de consulta: Texto Base 2 - Avaliação de fóruns de discussão (DOMINGUES, E., 2006) Documento PDF – Disponibilizado pelo CFTEaD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário