Re: Grupo 19 - Fórum Semana 5 - Avaliação em EaD
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - quarta, 28 abril 2010, 17:55
Olá!
Conforme diz Sandra Gusso (2009): “Avaliar é uma situação complexa, parece nunca atingir o ideal, em se tratando de ensino a distância, também tem seus desafios e complexidade. É tarefa do tutor-professor entender e administrar esse processo”.
A autora salienta ainda que a avaliação é parte integrante do planejamento dentro do processo de aprendizagem. Nesse contexto, o aluno quando for avaliado deve identificar os elementos que lhe propiciarão melhorias no decorrer dos estudos; quanto ao tutor, ou professor, a avaliação permitirá que faça verificações a respeito de dificuldades e progressos alcançados.
O processo de avaliação da aprendizagem pode ocorrer de duas formas: a somativa (realizada no final do processo, determina se o aluno foi aprovado, ou não) e a formativa (verifica e acompanha o desempenho do aluno ao longo do processo).
Quanto aos instrumentos utilizados para a realização das atividades de avaliação em EaD, podem ser classificados como: Fórum, chat (“conversação” ou “bate-papo”), ferramenta de postagem das atividades, provas (escritas, de respostas breves e de respostas objetivas), atividades em grupo, portfólio, artigos, entrevistas, pesquisas e etc..
Vale ressaltar a importância da autoavaliação do aluno que pode contribuir para o desenvolvimento da autoconfiança, da autoestima e da autonomia.
Abraços,
Carlos Leite.
Fonte de consulta: Texto Base 1 - O tutor-professor e a avaliação da aprendizagem no ensino a distância (GUSSO, S. F. K., 2009) Documento PDF – Disponibilizado pelo CFTEaD.
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - quarta, 28 abril 2010, 17:55
Olá!
Conforme diz Sandra Gusso (2009): “Avaliar é uma situação complexa, parece nunca atingir o ideal, em se tratando de ensino a distância, também tem seus desafios e complexidade. É tarefa do tutor-professor entender e administrar esse processo”.
A autora salienta ainda que a avaliação é parte integrante do planejamento dentro do processo de aprendizagem. Nesse contexto, o aluno quando for avaliado deve identificar os elementos que lhe propiciarão melhorias no decorrer dos estudos; quanto ao tutor, ou professor, a avaliação permitirá que faça verificações a respeito de dificuldades e progressos alcançados.
O processo de avaliação da aprendizagem pode ocorrer de duas formas: a somativa (realizada no final do processo, determina se o aluno foi aprovado, ou não) e a formativa (verifica e acompanha o desempenho do aluno ao longo do processo).
Quanto aos instrumentos utilizados para a realização das atividades de avaliação em EaD, podem ser classificados como: Fórum, chat (“conversação” ou “bate-papo”), ferramenta de postagem das atividades, provas (escritas, de respostas breves e de respostas objetivas), atividades em grupo, portfólio, artigos, entrevistas, pesquisas e etc..
Vale ressaltar a importância da autoavaliação do aluno que pode contribuir para o desenvolvimento da autoconfiança, da autoestima e da autonomia.
Abraços,
Carlos Leite.
Fonte de consulta: Texto Base 1 - O tutor-professor e a avaliação da aprendizagem no ensino a distância (GUSSO, S. F. K., 2009) Documento PDF – Disponibilizado pelo CFTEaD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário