Re: Grupo 19 - Fórum semana 2 - EaD: conceitos e potencialidades
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - domingo, 11 abril 2010, 09:42
Bom dia, Amanda e demais colegas!
Quanto ao seu relato de situação positiva, penso que todos nós ao participarmos de um curso EaD vivenciamos os fatos narrados por você. E, permita-me acrescentar, quando há comprometimento do grupo (objetivos comuns) as atividades fluem naturalmente e favorece a construção do connhecimento.
Em relação ao aspecto negativo, citado por você, leva-nos refletir sobre a forma adequada que o tutor deve proceder para obter as respostas que espera de seus alunos. Neste caso, sugeriria que o tutor trabalhasse em cima das respostas do aluno, da seguinte maneira: vamos supor que o estudante enviou uma postagem "fraca", ou equivocada, imediatamente o tutor deveria respondê-lo citando trechos da mensagem e colocando, sutilmente, outro ponto de vista e, assim, direcionando-o para o caminho correto.
O tutor deve evitar ao máximo desencorajar e, muito menos, humilhar seus alunos. Por isso, terá que desenvolver uma sensibilidade aguçada capaz de identificar as aptidões e deficiências de cada participante do curso que está sob sua tutela.
Saudações,
Carlos Leite.
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - domingo, 11 abril 2010, 09:42
Bom dia, Amanda e demais colegas!
Quanto ao seu relato de situação positiva, penso que todos nós ao participarmos de um curso EaD vivenciamos os fatos narrados por você. E, permita-me acrescentar, quando há comprometimento do grupo (objetivos comuns) as atividades fluem naturalmente e favorece a construção do connhecimento.
Em relação ao aspecto negativo, citado por você, leva-nos refletir sobre a forma adequada que o tutor deve proceder para obter as respostas que espera de seus alunos. Neste caso, sugeriria que o tutor trabalhasse em cima das respostas do aluno, da seguinte maneira: vamos supor que o estudante enviou uma postagem "fraca", ou equivocada, imediatamente o tutor deveria respondê-lo citando trechos da mensagem e colocando, sutilmente, outro ponto de vista e, assim, direcionando-o para o caminho correto.
O tutor deve evitar ao máximo desencorajar e, muito menos, humilhar seus alunos. Por isso, terá que desenvolver uma sensibilidade aguçada capaz de identificar as aptidões e deficiências de cada participante do curso que está sob sua tutela.
Saudações,
Carlos Leite.
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