Universidade Federal Fluminense
INSTITUTO DE MATEMÁTICA
LANTE - Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino
Curso: NTEM - Novas Tecnologias no Ensino da Matemática
Disciplina: Pré Orientação de TFC
Orientadora: Aline Maurício Barbosa
Alunos: Ana Maria da Silva Motta
Carlos Alberto Soares Leite
Veronica Nunes da Silva
Pólo: Campo Grande - Grupo 1
Tarefa: Elaboração das questões orientadoras do estudo
QUESTÕES ORIENTADORAS DO ESTUDO
Tema: História da Matemática e Tecnologias
Título: "Descobrindo o Teorema de Pitágoras e a Tecnologia".
1. Objetivo
· Objetivo geral
_ Para que fazer o Projeto?
· Objetivos específicos
_ Para quem deve ser direcionado o estudo proposto?
_ Aonde será executada a pesquisa?
_ Quais recursos didáticos serão utilizados?
_ De que forma atuarão as pessoas envolvidas no projeto?
2. Justificativas e Benefícios
· Justificativas
_ Qual a Importância deste tema?
_ Que levantamento bibliográfico foi realizado?
_ Quais aspectos deste assunto influenciam no ensino da Matemática?
_ Qual o papel das novas tecnologias neste estudo?
· Benefícios
_ Quais serão os beneficiários desta pesquisa?
_ Como deverá ser encarado o estudo da Matemática com a implementação deste projeto?
_ O que se espera das práticas pedagógicas com o uso das tecnologias de informação e da comunicação na Educação Matemática?
_ Qual deverá ser a relação professor / aluno?
3. GRUPO
_ Quais são os componentes do grupo?
_ Qual o perfil de cada participante do grupo?
_ Quais as áreas de atuação, de cada componente do grupo, dentro do TFC?
4. Metodologia de Trabalho
_ O que sera tratado neste projeto?
_ Qual o público alvo da pesquisa?
_ Qual o tipo de pesquisa será empregado? Por quê?
_ Quais serão as prioridades para a elaboração do trabalho de pesquisa?
_ Como será o experimento? (Descrever de atividades, os conteúdos, os problemas e desafios que serão utilizados.)
_ Qual critério será utilizado para escolher as turmas que participarão do experimento?
_ Quais materiais estarão disponíveis à execução deste projeto?
_ Como será o desenvolvimento e a aplicação da sequência didática?
_ Como ocorrerá a verificação da validade das hipóteses?
_ Como serão apresentados os resultados?
_ Como se desenvolverão as etapas do trabalho? (Descrever as fases.)
_ Quais conclusões são esperadas?
5. Cronograma
_ Como está organizado o cronograma?
_ Será necessário fazer alterações quanto ao limite de tempo e as atividades previstas? (Caso afirmativo, refazer o cronograma para adequá-lo as novas mudanças existentes.)
6. Referências Bibliográficas
_ Todo material consultado foi listado?
_ As referências foram citadas conforme as normas da ABNT?
Nenhum comentário:
Postar um comentário