sexta-feira, 23 de abril de 2010

"Poderia citar exemplos de meios e ferramentas pedagógicas ou dessas novas formas de participação?" (CFTEaD)

Exemplificando
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - sexta, 23 abril 2010, 10:24
Olá, Raquel e demais colegas!

Vamos aos exemplos solicitados:

meios e ferramentas pedagógicas - quadro de avisos, e-mail e fórum de discussão (CARVALHO, 2000).
O uso desses meios ou ferramentas de comunicação "facilita o trabalho do tutor/orientador, pois permite atender diferentes estilos de conversação (interação mais pessoal ou coletiva, por exemplo)".

novas formas de participação - participação de tutores/orientadores no processo de concepção e planejamento do curso; coordenação do curso colocando-se no papel dos tutores e apoio de monitores especializados.
Os tutores/orientadores devem se familiarizar com o conteúdo, a abordagem pedagógica e o ambiente de aprendizagem. "Esta familiaridade garante maior segurança e domínio em relação ao processo educativo, o que potencializa a atividade de tutoria/orientação".

A coordenação do curso deve se colocar no papel dos tutores "para conhecer e vivenciar o processo educativo e melhor gerenciar a dinâmica do curso".

Quanto ao apoio de monitores especializados, "é um elemento muito importante para auxiliar as atividades de tutoria".

Saudações,

Carlos Leite.

Fonte de consulta: Lições aprendidas em experiências de tutoria a distância: fatores potencializadores e limitantes (GIANNELLA, T. R.; STRUCHINER, M. e RICCIARDI, R. M. V. et al, Abril – Setembro de 2003, p.82/83).

Nenhum comentário:

Postar um comentário