Re: Grupo 19 - Fórum da Semana 4 - A Importância do Tutor
Por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - Quinta, 22 de abril de 2010, 12:17
Caros Colegas,
3 ª. pergunta: ”Quais fatores você considera como limitadores e potencializadores no trabalho do tutor?”
Conforme o texto base, os fatores são os seguintes:
•Fatores pedagógicos
Potencializadores:
_ Estratégia pedagógica baseada na resolução de situações-problema.
_ Diversidade de ferramentas comunicacionais.
_ Familiarização dos tutores com todos os elementos e estrutura do curso.
Limitadores:
_ Falta de experiência com a prática de orientação a distância.
_ Falta de uma compreensão sólida e comum sobre a abordagem pedagógica proposta.
_ Problemas nas ferramentas comunicacionais – limitação da interatividade entre os participantes.
_ Capacitação de tutores limitada aos aspectos técnicos do curso.
•Fatores tecnológicos
Potencializador:
_ Existência de ferramentas de acompanhamento das atividades do curso.
Limitador:
_ Limitações técnicas do uso da tecnologia.
•Fatores gerenciais
Potencializadores:
_ Liderança da coordenação do curso.
_ Apoio de monitores tecnológicos.
Limitador:
_ Tempo pequeno de dedicação dos tutores.
•Fatores culturais
Potencializador:
_ Desafios do modelo pedagógico que privilegia uma postura mais ativa e autônoma dos alunos.
Limitadores:
_ Limitações culturais do uso da tecnologia.
_ Dificuldade de lidar com situações onde os alunos apresentam maior conhecimento sobre determinado conteúdo.
_ Dificuldade de exposição, devido à linguagem escrita.
Saudações,
Carlos Leite.
Referência bibliográfica:
GIANNELLA, T. R.; STRUCHINER, M. e RICCIARDI, R. M. V. Lições aprendidas em experiências de tutoria a distância: fatores potencializadores e limitantes. Laboratório de Tecnologias Cognitivas NUTES/UFRJ. Tecnologia Educacional – ANO XXXI – NOS161/162 – et al, Abril – Setembro de 2003.
Por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - Quinta, 22 de abril de 2010, 12:17
Caros Colegas,
3 ª. pergunta: ”Quais fatores você considera como limitadores e potencializadores no trabalho do tutor?”
Conforme o texto base, os fatores são os seguintes:
•Fatores pedagógicos
Potencializadores:
_ Estratégia pedagógica baseada na resolução de situações-problema.
_ Diversidade de ferramentas comunicacionais.
_ Familiarização dos tutores com todos os elementos e estrutura do curso.
Limitadores:
_ Falta de experiência com a prática de orientação a distância.
_ Falta de uma compreensão sólida e comum sobre a abordagem pedagógica proposta.
_ Problemas nas ferramentas comunicacionais – limitação da interatividade entre os participantes.
_ Capacitação de tutores limitada aos aspectos técnicos do curso.
•Fatores tecnológicos
Potencializador:
_ Existência de ferramentas de acompanhamento das atividades do curso.
Limitador:
_ Limitações técnicas do uso da tecnologia.
•Fatores gerenciais
Potencializadores:
_ Liderança da coordenação do curso.
_ Apoio de monitores tecnológicos.
Limitador:
_ Tempo pequeno de dedicação dos tutores.
•Fatores culturais
Potencializador:
_ Desafios do modelo pedagógico que privilegia uma postura mais ativa e autônoma dos alunos.
Limitadores:
_ Limitações culturais do uso da tecnologia.
_ Dificuldade de lidar com situações onde os alunos apresentam maior conhecimento sobre determinado conteúdo.
_ Dificuldade de exposição, devido à linguagem escrita.
Saudações,
Carlos Leite.
Referência bibliográfica:
GIANNELLA, T. R.; STRUCHINER, M. e RICCIARDI, R. M. V. Lições aprendidas em experiências de tutoria a distância: fatores potencializadores e limitantes. Laboratório de Tecnologias Cognitivas NUTES/UFRJ. Tecnologia Educacional – ANO XXXI – NOS161/162 – et al, Abril – Setembro de 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário