quinta-feira, 22 de abril de 2010

”Como deve se dar a atuação do tutor de modo que seu trabalho de tutoria não limite a autonomia dos alunos...”(CFTEaD)

Re: Grupo 19 - Fórum Semana 4 - A importância do Tutor
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - quinta, 22 abril 2010, 10:57
Olá a todos!

Em relação à questão: ”Como deve se dar a atuação do tutor de modo que seu trabalho de tutoria não limite a autonomia dos alunos, mas o contrário, ajude a desenvolvê-la?

Seguindo a leitura do texto base da semana: Lições aprendidas em experiências de tutoria a distância: fatores potencializadores e limitantes (GIANNELLA, T. R.; STRUCHINER, M. e RICCIARDI, R. M. V. et al, Abril – Setembro de 2003, p.85).

A resposta para este questionamento diz respeito aos fatores culturais, segundo Giannella: “A cultura da transmissão do conhecimento ainda está enraizada em nossa sociedade, dificultando o desenvolvimento de propostas educativas mais abertas que estimulem uma postura ativa e autônoma dos alunos”.

Neste sentido, quanto às limitações culturais do uso computador, por exemplo, o tutor deve atuar passando “confiança e segurança para os seus alunos a distância", isto é possível através das demonstrações de "conforto com a tecnologia, procurando conhecer a fundo todo o ambiente, seus recursos e ferramentas”.

Saudações,
Carlos Leite.

2 comentários:

  1. Re: Grupo 19 - Fórum Semana 4 - A importância do Tutor
    por Teresa Raquel Dalta de Carvalho [TD] - quinta, 22 abril 2010, 17:41
    Há outros fatores, além dos culturais, Carlos?

    Abraço,

    Raquel

    ResponderExcluir
  2. Fatores limitadores
    por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - sexta, 23 abril 2010, 08:05
    Sim, Raquel!

    De acordo com o texto base, além dos culturais (exemplo anterior), tem-se os fatores: pedagógicos, tecnológicos e gerenciais. Conforme postagem abaixo (quinta, 22 abril 2010, 12:17h), os aspectos limitadores desses fatores citados prejudicam o desenvolvimento da autonomia dos alunos.

    Abraço,

    Carlos Leite.

    ResponderExcluir