terça-feira, 20 de abril de 2010

Tarefa_Semana3_Grupo19_CarlosLeite (CFTEaD)



 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

INSTITUTO DE MATEMÁTICA

LANTE – Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino

CFTEaD Curso de Formação de Tutores para Ensino à Distância

Tutora: Teresa Raquel Dalta de Carvalho

Aluno: Carlos Alberto Soares Leite

Pólo: Campo Grande – Grupo 19

Tarefa da Semana 3: Sistemas de Tutoria

 

 

O sistema de tutoria a distância do LANTE sob a visão do aluno

 

O Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino (LANTE) é uma unidade vinculada ao Instituto de Matemática da Universidade Federal Fluminense (UFF) e seu objetivo principal é apoiar a Gestão Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância, juntamente com o Consórcio Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ) e o Sistema Universidade Aberta do Brasil.

Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) que se destacam no LANTE, são: Novas Tecnologias no Ensino da Matemática (NTEM) e Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (PIGEAD).  Fazem parte da modalidade de ensino a distância, sob o campo de ação do Sistema UAB.

Este artigo valer-se-á de experiências vivenciadas no Curso NTEM, enquanto aluno, para tecer alguns comentários sobre o sistema de tutoria, sugerir melhorias e possíveis contribuições na função de tutor.

O Curso teve sua segunda turma iniciada em 2008 mantendo o objetivo de mostrar recursos para o ensino da Matemática através de aspectos motivacionais e atuais, com o uso de novas tecnologias, visando auxiliar o processo pedagógico e permitir que o professor utilize ferramentas modernas em sua prática escolar nos ensinos fundamental e médio.  O seu público alvo é profissional com graduação em Matemática.

Atualmente, conceitua-se a educação em três modalidades de ensino: presencial, semipresencial e a distância.  A educação presencial é o modelo tradicional, com professores e alunos se reunindo em sala de aula; na semipresencial, os encontros acontecem parte em sala de aula e outra parte a distância, por meio de tecnologias e a educação à distância, ou virtual, é caracterizada pela separação física entre professores e alunos, sendo que é possível acontecer encontros presenciais.

No sistema de tutoria a distância do LANTE, o tutor atua como mediador e deve colaborar identificando e buscando soluções para as dificuldades e problemas que surgem dos estudantes, sendo parceiro na obtenção da autonomia.  Assim, é extremamente importante que a interação predomine a todo o momento, tanto entre tutor e estudantes quanto entre coordenadores (da disciplina e de tutoria da disciplina) e o tutor.

O Curso NTEM apresenta a concepção de tutoria apoiado nas modalidades de ensino a distância e presencial.  Os tutores a distância são especialistas em suas respectivas disciplinas, atuam como orientadores do processo de aprendizagem e devem se comunicar constantemente com: os alunos, o coordenador de tutoria da disciplina, o coordenador da disciplina e os tutores presenciais. Por sua vez, o tutor presencial atua no pólo regional e sua principal função é ajudar os alunos diretamente na construção de uma autonomia de estudo.

No ano de 2008, a Coordenação de Tutoria do Curso NTEM tornou-se Coordenação Geral de Tutoria dos Cursos de Pós-Graduação do LANTE (CGT), que está vinculada à Coordenação Operacional destes Cursos, assumindo a responsabilidade de acompanhar todo o processo tutorial, através de trabalho colaborativo envolvendo professores coordenadores de disciplina, coordenadores dos Cursos e coordenadores de pólo.

O Coordenador de Tutoria (CT) de uma disciplina tem o papel fundamental de manter a harmonia entre os participantes do Curso, pois estes possuem preferências e características individuais que devem ser respeitadas.  Portanto, as diversas atribuições do profissional que coordena tutoria devem estar referenciadas ao bom relacionamento com o professor da disciplina, o tutor à distância e o aluno.

Dentro da estrutura acadêmica do LANTE, é importante destacar as relações funcionais entre a tutoria presencial e a tutoria a distância.  Logo no início do Curso, o tutor presencial dedica parte de sua carga horária ao esclarecimento de dúvidas administrativas e operacionais dos alunos que acessam a plataforma MOODLE, isto permite que o tutor à distância se preocupe, exclusivamente, no desenvolvimento dos conteúdos de sua disciplina.

O trabalho conjunto ao longo do curso possibilita que o tutor presencial informe ao tutor à distância o levantamento da freqüência dos alunos, resultados de atividades em grupo no pólo, questionamentos e sugestões dos alunos.  Nesta “via de mão dupla”, o tutor à distância auxilia o tutor presencial quanto ao estudo e à discussão dos assuntos inseridos nos materiais didáticos do Curso e, também, no atendimento aos alunos.

Durante este período de participação no Curso NTEM, tem sido possível verificar na prática os conceitos teóricos que direcionam o ensino a distância numa Instituição que é excelência em educação como a UFF.  As disciplinas (obrigatórias e optativas) oferecidas para o Curso são relevantes e coerentes a proposta de aprendizagem num ambiente virtual, sobretudo pela utilização de recursos tecnológicos.  A interação constante entre colegas influencia positivamente no rendimento do grupo, predominando o espírito solidário.

Quanto ao sistema de tutoria adotado no Curso, a coordenação de tutoria faz sua apresentação na abertura dos trabalhos de cada disciplina e descreve no início dos fóruns de discussão o que se pretende naquela determinada semana.  Diante desta postura inerente à função, por algumas vezes, o aluno sente a ausência do Coordenador de Tutoria nos debates.  Esta situação poderia ser revista, uma sugestão seria que o CT fizesse considerações ao final de cada semana de debates, mostrando que está atento a tudo e a todos.

O tutor presencial tem cumprido suas funções de acordo com as exigências estabelecidas pela CGT, disponibilizando o espaço físico do pólo onde atua, acolhendo o aluno no momento em que é solicitado, ajudando-o nas atividades em grupo e atendendo-o nas resoluções de problemas administrativos e operacionais.  Assim, através de suas ações, o tutor presencial tem contribuído para diminuir a evasão neste Curso.

A tutoria a distância do LANTE é bem diversificada, no decorrer do Curso houve a oportunidade de conhecer o trabalho de alguns tutores e tutoras, os quais podem servir de referências para futuro exercício da função de tutor.  Os principais pontos a serem seguidos são: atendimento rápido às postagens do aluno; corrigir as tarefas e divulgar as notas, antes do prazo final de entrega da próxima atividade; conhecer os conteúdos da disciplina; orientar o aluno de acordo com sua resposta; agir com sutileza quando a discussão se desvirtuar do tema proposto e motivar o aluno, enaltecendo suas qualidades.

O modelo do sistema de tutoria do LANTE apresenta pontos prós e contras, assim como qualquer outro, mas se adéqua às necessidades da maioria das pessoas que participam dessa modalidade de EaD.  Itens como: disponibilidade de tutor a distância durante 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados; atuação de tutor presencial nos pólos regionais e desenvolvimento de atividades on-line são considerados elementos favoráveis.  Os aspectos que precisam ser melhorados dizem respeito à limitação do material de apoio, deve-se investir em publicações de livros e fornecimento de meios magnéticos, como CD / DVD, que tenham o conteúdo das disciplinas, para criar alternativas de consultas futuras e diversificar a exploração dos assuntos temáticos.

Os Cursos de Pós-Graduação do LANTE mesmo sendo recentes, já produzem bons frutos despertando o interesse de vários estudantes em todo território nacional, vide sua expansão para dezenas de cidades do país.  Ajustes e melhorias são feitos regularmente na plataforma MOODLE como, por exemplo, no editor de textos que hoje consta de recursos para inserir símbolos matemáticos.  Neste presente momento, surgiu a seguinte idéia em relação às avaliações do tutor: poder-se-ia criar um espaço na área de Feedback para que o aluno pudesse se posicionar em relação aos comentários do tutor sobre a tarefa, ou seja, o estudante responderia ao tutor os motivos de suas possíveis falhas cometidas.

Pode-se concluir que o sistema de tutoria a distância do LANTE é a melhor opção dentre os demais exemplos existentes.  Num pensamento utópico, o ideal seria existir uma Instituição hipotética “Z”, onde constassem todos os pontos positivos das demais Instituições, sem haver qualquer elemento desfavorável.

 

Referências Bibliográficas:

 

·       ESQUINCALHA, A. C. Guia do Tutor dos Cursos de Pós-Graduação.  Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino – LANTE.  Universidade Federal Fluminense – UFF.  Março de 2010.

·       ESQUINCALHA, A. C.; TELLES, W. R.; COSTA, J. S. e ROBAINA, D. T. et al, 2009. Sistemas de Tutoria em Cursos de Pós-Graduação a Distância: o caso do Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino da Universidade Federal Fluminense.  In: INTERNATIONAL DISTANCE EDUCATION CONGRESS – CREAD, 13, 2009, Concepción. [Anais...].

·       NOBRE, V. C. Dialogando com os vários atores envolvidos no processo de transição de tutoria presencial para tutoria a distância em programas de educação a distância.  NUTES / UFRJ.  Maio de 2005.

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Um comentário:

  1. Teresa Raquel Dalta de Carvalho [TD]
    domingo, 25 abril 2010, 21:03
    (Nota: 100,00 / 100,00)
    Excelente, Carlos! Seu texto ficou muito bom, elaborado segundo o que foi solicitado e com ótimas sugestões. Parabéns!

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