Em relação à auto-regulação, é um mecanismo constituído de 3 fases:
# Planejamento - ocorre a análise da tarefa, a determinação dos objetivos e a seleção de estratégia, integrando a auto-motivação.
# Controle - inclui as auto-instruções, as imagens mentais e a focalização da atenção, além dos processos de auto-registro e da auto-experimentação.
# Auto-reflexão - onde há o auto-julgamento, a auto-avaliação e as auto-reações.
Em síntese, a auto-regulação da aprendizagem, segundo Zimmerman, envolve os motivos, os objetivos e a percepção de eficácia pessoal, o método e estratégias, o planejamento e gestão do tempo, a realização monitorizada pelo pensamento e controle da ação e da volição, ou a organização e estruturação do ambiente (Zimmerman & Risemberg, 1997).
Saudações,
Carlos.
Fonte Bibliográfica: < http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100002&lng=pt&nrm=>.
Nenhum comentário:
Postar um comentário