quinta-feira, 21 de maio de 2009

Tarefa 2 - "Tecnologia e criatividade na EAD" (IE 2)

Informática Educativa II :: Tarefa da Semana 2

Título: “Tecnologia e criatividade na Educação a Distância”

Nome do Aluno: Carlos Alberto Soares Leite

Introdução:

A Educação a DistânciaEAD – é uma importante alternativa para resolver os problemas existentes quanto à evasão escolar, devido ao fato de permitir o acesso de pessoas residentes fora dos grandes centros urbanos e que não têm tempo disponível em função do exercício de suas profissões.

Os cursos a distância estão em constante evolução e utilizam cada vez mais recursos tecnológicos advindos da Web de forma interativa, automática e simultânea.

O simples uso de novas tecnologias não garante a qualidade do ensino, sendo necessária a adaptção de estudantes e professores à realidade que se apresenta. Nesse contexto, o docente terá que desenvolver sua criatividade em projetos pedagógicos, utilizando as multimídias como materiais de apoio em suas aulas.

Desenvolvimento:

A execução dos projetos de Educação a Distância devem envolver os alunos em atividades inovadoras que promovam a motivação intrínseca e proporcionem questionamentos.

O professor interessado em trabalhar com projetos de aprendizagem deve respeitar as diferenças e as características dos alunos, criando um ambiente propício ao ensino e à aprendizagem, onde todos possam contribuir para a transformação do sistema educacional.

A utilização de ferramentas tecnológicas possibilita o surgimento de ambientes agradáveis para o aprendizado, entretanto, a maioria dos profissionais de ensino não está preparada para desfrutar desses recursos, assim como, boa parte dos discentes se encontram desmotivados em consequencia das precárias condições educacionais.

A mudança desse cenário crítico depende da iniciativa pessoal de cada profissional, cuja criatividade deverá ser estimulada através de atitudes mentais que levam a busca de novas informações, transformam as adversidades em motivação e alimentam os desejos de querer aprender.

Conclusões:

Os primeiros passos foram dados no sentido de implantar os projetos de EAD, cabe aos educadores agirem de forma criativa para poder transpor as dificuldades naturais que aparecem quando se quer mudar uma cultura educacional enraizada em modelos tradicionais.

A Web fornece vários elementos que se forem explorados corretamente podem se transformar em excelentes fontes de conhecimento.

O caminho a ser percorrido é longo, mas o exemplo do curso NTEM garante que essa nova modalidade de ensino tem tudo para dar certo, a cada dia o sentimento cooperativista se fortalece e muitos professores estão revendo suas práticas pedagógicas. Portanto, mesmo que o momento seja de transição, os bons frutos já estão sendo colhidos.

Referências

  • ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Projeto: uma nova cultura de aprendizagem. PUC/SP, Julho, 1999.
  • CAMPOS, Fernanda C. A., COSTA, Rosa M. E.e SANTOS, Neide. Fundamentos da Educação a Distância, Mídias e Ambientes Virtuais. Juiz de Fora, Editar, 2007.
  • 10 atitudes das pessoas muito criativas. Disponível em: <http://criatividadeaplicada.com/2007/07/04/10-atitudes-das-pessoas-muito-criativas/>. Acesso em: maio de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário