domingo, 10 de maio de 2009

Reflexão sobre motivação intrínsica e extrínsica (IE 2)

- MOMENTOS DE REFLEXÃO-
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - domingo, 10 maio 2009, 08:23

Bom dia, Vina e demais colegas!

O ideal seria que a motivação se apresentasse de forma qualitativa e em níveis intermediários de quantidade, pois conforme o texto em estudo: “falta ou níveis muito baixos e altos demais de motivação não contribuem para o desempenho eficiente das tarefas”.
O grande desafio do educador é saber conduzir o tipo de motivação (intrínseca ou extrínseca) que está presente não apenas em um indivíduo, mas no grupo heterogeneo que ele atua.
Nesse contexto, o docente terá que optar, ou por valorizar os alunos extrinsecamente motivados através de tarefas que promovam recebimento de recompensas, ou então, fazer um trabalho de conscientização, mostrando o porquê e os objetivos da realização das atividades para conseguir a motivação intrínseca e a consequente qualidade da aprendizagem.

Saudações,
Carlos.
Feliz dia das Mães!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário