quarta-feira, 13 de maio de 2009

Tarefa 1 - Ferramentas pedagógicas da Web 2.0 (IE2)





Informática Educativa II :: Tarefa da Semana 1

Título: “O valor pedagógico e motivacional das ferramentas da Web 2.0”

Nome do Aluno: Carlos Alberto Soares Leite.

Introdução:

A Web 2.0 é a representação de um grande desafio para os educadores que deverão se adaptar às suas ferramentas no sentido de empregar os conteúdos originários da Internet em salas de aula.

A maioria dos alunos terá, inicialmente, a falsa impressão de que dominará todos os recursos disponíveis, mas as dificuldades surgirão na medida em que perceber a necessidade de aprimoramento das novas informações recebidas.

Nesse contexto, docentes e estudantes devem estar unidos para que ocorra êxito no processo ensino-aprendizagem.

Desenvolvimento:

Não resta dúvida de que a tecnologia exerce grande fascínio nas pessoas, que a utilizam durante todo momento nos mais variados locais. Em virtude disso, é crescente o interesse de se introduzir ambientes virtuais na educação.

Através da Web é possível compartilhar conhecimentos, promover a interatividade entre as pessoas e possibilitar a construção coletiva do conhecimento.

A proposta do uso de ferramentas da Web 2.0 com finalidades pedagógicas é superválida, pois se trata de um componente extrinsecamente motivador, e a partir do momento em que o profissional de ensino reconhece o valor dessas ferramentas, deverá tomar atitudes visando à conscientização do grupo ao mostrar o porquê e os objetivos da realização de tarefas com uso de recursos da Internet para conseguir despertar a motivação intrínseca e obter um aprendizado com qualidade.

Existem alguns exemplos de serviços da Web que podem ser usados na educação, inclusive disponibilizados gratuitamente, como: Blogger, Messenger, Yahoogroups, MySpace, Google Docs, Youtube, Adobe Photoshop Express e etc..

Conclusões:

O efetivo uso da Web 2.0 nas atividades educacionais requer pré-requisitos que fogem da alçada do professor que não tem a devida capacitação, além de ser necessária a existência de equipes de manutenção e de apoio técnico.

O fator motivacional tem que estar presente em ambos os lados, corpo docente e grupo de estudantes, para que haja a construção significativa da aprendizagem.

O professor terá que planejar aulas criativas embasadas em estratégias que estimulem a participação colaborativa do aluno.

Nessa nova modalidade de ensino-aprendizagem o diálogo é fundamental, todos devem falar a mesma linguagem, a troca de idéias é constante. O bom senso e o equilíbrio devem prevalecer em todos os momentos desse processo.

Referências


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