Informática Educativa II :: Tarefa da Semana 1 |
Título: “O valor pedagógico e motivacional das ferramentas da Web 2.0” |
Nome do Aluno: Carlos Alberto Soares Leite. |
Introdução: A Web 2.0 é a representação de um grande desafio para os educadores que deverão se adaptar às suas ferramentas no sentido de empregar os conteúdos originários da Internet em salas de aula. A maioria dos alunos terá, inicialmente, a falsa impressão de que dominará todos os recursos disponíveis, mas as dificuldades surgirão na medida em que perceber a necessidade de aprimoramento das novas informações recebidas. Nesse contexto, docentes e estudantes devem estar unidos para que ocorra êxito no processo ensino-aprendizagem. |
Desenvolvimento: Não resta dúvida de que a tecnologia exerce grande fascínio nas pessoas, que a utilizam durante todo momento nos mais variados locais. Em virtude disso, é crescente o interesse de se introduzir ambientes virtuais na educação. Através da Web é possível compartilhar conhecimentos, promover a interatividade entre as pessoas e possibilitar a construção coletiva do conhecimento. A proposta do uso de ferramentas da Web 2.0 com finalidades pedagógicas é superválida, pois se trata de um componente extrinsecamente motivador, e a partir do momento em que o profissional de ensino reconhece o valor dessas ferramentas, deverá tomar atitudes visando à conscientização do grupo ao mostrar o porquê e os objetivos da realização de tarefas com uso de recursos da Internet para conseguir despertar a motivação intrínseca e obter um aprendizado com qualidade. Existem alguns exemplos de serviços da Web que podem ser usados na educação, inclusive disponibilizados gratuitamente, como: Blogger, Messenger, Yahoogroups, MySpace, Google Docs, Youtube, Adobe Photoshop Express e etc.. |
Conclusões: O efetivo uso da Web 2.0 nas atividades educacionais requer pré-requisitos que fogem da alçada do professor que não tem a devida capacitação, além de ser necessária a existência de equipes de manutenção e de apoio técnico. O fator motivacional tem que estar presente em ambos os lados, corpo docente e grupo de estudantes, para que haja a construção significativa da aprendizagem. O professor terá que planejar aulas criativas embasadas em estratégias que estimulem a participação colaborativa do aluno. Nessa nova modalidade de ensino-aprendizagem o diálogo é fundamental, todos devem falar a mesma linguagem, a troca de idéias é constante. O bom senso e o equilíbrio devem prevalecer em todos os momentos desse processo. |
Referências
|
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Tarefa 1 - Ferramentas pedagógicas da Web 2.0 (IE2)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário