sexta-feira, 14 de maio de 2010

Abordagem de aprendizagem nos ambientes virtuais (CFTEaD)

Re: Grupo 19 - Fórum Semana 7 - AVAs e Moodle
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - sexta, 14 maio 2010, 21:16
Boa noite a todos!

Respondendo aos questionamentos:

_ Você acredita que uma ferramenta tecnológica, como uma plataforma de EAD, pode refletir uma determinada abordagem de aprendizagem? De que maneira?

Sim. Isto ocorrerá se o ambiente virtual for concebido dentro de uma abordagem pedagógica embasada em conceitos construtivistas.

Os exemplos de plataforma de EaD que apresentam esse tipo de abordagem são: Moodle e TelEduc. (Ver COMASSETTO, 2006. Tab.3 - pg.43)


_ Se você fosse o organizador de um ambiente virtual de aprendizagem e desejasse que o mesmo refletisse uma abordagem construtivista, que recursos, atividades e estratégias pedagógicas adotaria?

Inicialmente, tomaria como referência a plataforma virtual Moodle que segue a filosofia de aprendizagem chamada de "pedagogia social construcionista”.

Em resumo, adotaria como recursos didáticos todos os meios disponíveis, como: materiais impressos, vídeos, CD-livro eletrônico, CD-aúdio, material on-line, e etc. (COMASSETTO, 2006. pg.65).

Quanto às atividades, é interessante citar PETERS (2001) que transforma as funções tecnológicas em pedagógicas, desta forma, criar-se-iam vários espaços virtuais, tais como: Apresentação de informações; Obtenção de informações; Comunicação distribuída; Colaboração distribuída; Exploração de informações; Documentação de resultados; Multimídia; Processamento eletrônico de texto (hipertextos); Simulação; Experimento e Realidade Virtual (COMASSETTO, 2006. pg.30).

Segundo COMASSETTO (2006, pg.63): “As estratégias devem contemplar o estímulo, a autonomia e a independência, bem como a forma de comunicação e interação, priorizando os objetivos da aprendizagem, a seqüência dos conteúdos, os recursos adequados, respeitando o ritmo e o estilo de aprender de cada um”.

Neste sentido, utilizaria como estratégia uma linguagem de fácil entendimento para os alunos, apresentando-lhes as informações sobre os conteúdos do ambiente virtual dentro do contexto em que os estudantes se encontram, levando-se em consideração suas limitações para a obtenção da aprendizagem.

Saudações,

Carlos Leite.

Referência bibliográfica: COMASSETTO, Liamara Scortegagna. Novos espaços virtuais para o ensino e a aprendizagem a distância: estudo da aplicabilidade dos desenhos pedagógicos. 2006. 152f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção – Mídia e Conhecimento) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Documento PDF – “Semana_7_Texto_01” – Disponibilizado na Biblioteca Virtual do CFTEaD.

2 comentários:

  1. Caro Carlos, boa parte deste texto publicado é de uma colega do seu curso. Ela autorizou publicá-lo em seu nome? Caso não tenha autorizado, sugiro pedir tal autorização, pois o uso de produções alheias é plágio, além de altamente antiético!

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  2. Caríssimo (anônimo)!
    Penso que estás equivocado, pois o texto é de minha autoria e, as fontes de consulta que utilizei foram devidamente referenciadas.
    Saudações,
    Carlos Leite.

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