segunda-feira, 17 de maio de 2010

TFC_Tarefa_ etapa 6_Grupo 1(Ana_Carlos_Veronica)

Universidade Federal Fluminense

INSTITUTO DE MATEMÁTICA

LANTE - Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino

Curso: Ntem - Novas Tecnologias da Matemática Ensino não

Disciplina: Pré Orientação de TFC

Orientadora: Aline Maurício Barbosa

Alunos: Ana Maria da Silva Motta

Carlos Alberto Soares Leite

Veronica Nunes da Silva

Pólo: Campo Grande - Grupo 1

Tarefa (Etapa 6): Elaboração e Descrição das Estratégias de Desenvolvimento do estudo e de uma análise geral Utilizados serem.

DESCRIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO E ANÁLISE DE GERAL Utilizados A SEREM

O Projeto TEM Como ministrar visto tema Específico o Teorema de Pitágoras e Este Conteúdo NAS salas de aula das Redes Municipal e Estadual de Educação do Rio de Janeiro, utilizando Recursos Como a "História da Matemática e Tecnologias". O Público Alvo É Composto Por alunos das turmas de 1 º Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Santo Antônio de Pádua Será adaptado e à turma de 4 º Ano do Ensino Fundamenta do CIEP Nelson Mandela 09.18.509.

Descrição das Estratégias de Desenvolvimento do estudo e de análise Utilizadas geral serem uma escolas NAS:

v Colégio Estadual Santo Antônio de Pádua

_ Publico Alvo: Alunos do 1 ano · Faça Ensino Médio

_ Faixa etária: 15 anos

INTRODUÇÃO Para fazer Teorema de Pitágoras, utilizando Como Seu enfoque histórico Recursos e Tecnologias, Serao adotados OS seguintes Procedimentos e Recursos:

1 ª Etapa - Sala de Vídeo

Duração prevista: 1 Hora aula.

Os alunos serao levados parágrafo Assistir AO filme "Donald, no País da Matemática", no qua Terao Uma Idéia de Como uma Matemática PoDE Ser Encontrada não cotidiano, histórias e Outros Conteúdos Sobre Diversos Assuntos inerentes ESTA um. Além disso, nenhum filme referido, encontra-se Uma parte da história de Pitágoras, Que servirá par introduzir Este tema EAo discentes.

Recursos: Sala de vídeo, DVD, Projetor retro, Mídia de DVD.

2 ª etapa: Sala de aula

Duração total prevista: 5 horas aula.

2,1 (2 horas aula) - Os alunos serao levados a discutir Sobre o filme, veem Como Sobre a Matemática EA Partir Destas DISCUSSÕES o tema Deste Projeto Será introduzido. O professor falará Sobre Pitágoras, do Surgimento dos Cálculos matemáticos, etc Sobre o tangran Trabalhar-se-á enfoque histórico dos Assuntos sem se preocupar, inicialmente, com formalização do teorema.

Duração 2.2 2.3 e: 3 horas aula

2.2 - Será PROPOSTA A construção de UM Tangram, pelos alunos objetivando relembrar Conceitos de geometria plana (figura geométrica plana, ângulos: reto agudo, semelhança e outros) de MANEIRA lúdica e trabalhando uma percepção dos próprios alunos. Após, OS alunos Serao um Convidados utilizar o Jogo com Comparativa e OS Colegas como figuras construídas.

Materiais: Folhas de Papel sulfite, caneta hidrocor.

2.3 - Será Utilizado UM retos dos triângulos do tangram, n conceituar Esse tipo de triângulo e Começar uma Trabalhar o teorema de Pitágoras. Em seguida, Será PROPOSTA Novamente EAo alunos Construção de um quebra cabeça um, Composto Por hum triangulo retângulo e quadrado quadrados DE UM MESMA Medida dos catetos e Sobre a hipotenusa. Com o Passo a Passo contido nenhum livro de Apoio, como as enguias recortarão Peças dos quadrados dos catetos e Serao orientados um dispo-las no quadrado da hipotenusa. Feito isso, Será formalizado o teorema.

Ainda Nesta etapa OS alunos Serao solicitados solucionar um ALGUNS Problemas Utilizando o teorema aprendido, Que Serao retirados do Livro de apoio. O professor ágora, podera Falar Sobre SUA Importância e Como Podemos aplicá-lo par resolver Situações Diversas.

Materiais: Régua, esquadro, caneta hidrocor e papel sulfite.

Livro de Apoio: IMENES, Luiz Márcio P., LELLIS, Marcelo C. Descobrindo o Teorema de Pitágoras. 12. ed. São Paulo: Scipione, 1997.

3 ª Etapa: Sala de informática

Duração prevista: 3 horas aula

Os alunos serao levados, em pequenos Grupos, AO laboratório de informática par dar prosseguimento à Consolidação dos Conceitos inerentes AO teorema, utilizando o parágrafo FIM Este software RAC (Régua e Compasso) Que Sera previamente installed nsa Computadores, no qua o professor montou Atividades voltadas A Sua Prova. Nessas Atividades OS com alunos poderão MESMA A idéia do quebra-cabeça em sala Realizado, verificar um teorema Deste Validade.

Recursos: Laboratório de Informática, Computadores e RAC software.

4 ª Etapa: Atividades em sites sem laboratório de informática

O professor deixará com o coordenador do laboratório de informática que deverão Que Ser Atividades realizadas pelos alunos locais nos: Pitágoras.Net http://nautilus.fis.uc.pt/mn/pitagoras/pitflash1.html e OS e orientará um Realizar como Atividades Neles contidas, e trarão em forma de Trabalho avaliados Que Serao um Fim de verificar Como o aluno formalizou o CONCEITO E Como consegue aplicá-lo sem uma Intervenção inicial do professor.

Recursos: Laboratório de Informática, Computadores conectados à internet.

5 ª Etapa: Aplicação do Formulário avaliativo.

Será UM Aplicado Formulário Que disporá de Questões Que buscarão verificar Acerca de Como OS alunos viram todo o Processo EO Que eles acharam Desta maneira diferenciada de Conteúdo UM Trabalhar.

v CIEP Nelson Mandela

_ Público Alvo: Alunos do 4 º Ano do Ensino Fundamental

_ Faixa etária: 9 anos.

Para um Despertar curiosidade e colaborando com A construção de Seu Conhecimento de forma significativa, Serao adaptadas ALGUMAS Atividades do Teorema de Pitágoras.

1 ª Etapa:

Duração: 4 horas aula.

Em sala de aula - Vídeo "Pato Donald No País da Matemática", Contando uma história Sobre a Importância uma Matemática, Que Além de ampliar o campo de atuação do professor, Que Também Permite, OS Interagir com alunos possam o Conteúdo Aplicado um ser.

Após o vídeo Serao Todas discutidas em Dúvidas Sobre o EXISTENTES Mesmo EO professor fara ALGUMAS Perguntas Para a turma Referentes uma Geometria.

O professor interagir com uma turma e contará Que uma Geometria e Matemática ramo hum e hum Que surgiu enquanto povo Muito Antigo buscava Explicações Para as Necessidades SUAS da época, Sendo SUAS Primeiras sistematizações realizadas Pelos gregos contribuíram Que Muito parágrafo Esse ramo do saber. Os Primeiros Conhecimentos geométricos Foram elaborados uma das Necessidades Partir Melhor do Homem em compreender o Meio Onde Ele se encontrava o Que Justifique Talvez uma Origem de SUA Palavra, explicando o Significado da Palavra Geometria.

Atividades:

1 - Dobradura, jogo Tangram parágrafo revisão de figuras geométricas planas, Fazendo USO básicos de materiais, papel ofício, lápis, borracha, Régua e lápis de cor.

2 - Após a Construção do Jogo de Tangram o professor usará ESSA Demonstração n revisar Conceitos matemáticos tais como: semelhança de triângulos, congruência e Explicar o Que É triângulo retângulo um.

Essa atividade Será aproveitada professor Pelo parágrafo montar Diversos Quebra Cabeças Pelos alunos.

(Fontes: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=266> E <http://www.colegiocatanduvas.com.br/desgeo/introducao/index.html>)

2 ª Etapa:

Duração: 4 horas aula.

Em sala de aula - O professor voltará comentar um vídeo Sobre o Fazendo e questionamentos à turma ALGUNS Sobre a Matemática, Pitágoras Quem Foi, contará a História de Pitágoras chegando AO Teorema de Pitágoras.

Atividades:

Leitura e debate com material impresso n CADA aluno.

(Fontes: História da Geometria Através de Problemas - SILVA, Mário OM Novas Tecnologias da Matemática Ensino não, Pós-graduação da UFF e OLIVEIRA, Juliane A. Teorema de Pitágoras, FFMG Gerais, Belo Horizonte - Minas. 2008. Site: <http://www.mat.ufmg.br/ espec ~ monografiasPdf / Monografia_Juliane.pdf>)

N º Laboratório de Informática Será uma turma dividida em Grupos de 3 alunos parágrafo CADA Computador.

Atividades:

1 - O professor utilizará como Atividades de Dificuldade de grau 1 OS n. motivar alunos.

2 - Parte inicial do Pitágoras. Net (até Demonstração interativa - a Prova da Equivalência de áreas).

(Fontes: <http://nautilus.fis.uc.pt/mn/pitagoras/pitflash1.html> E <http://www.pitagorasnet.com/>)

3 ª Etapa:

Duração: 4 horas aula

Em sala de aula - Demonstração do Teorema de Pitágoras

Atividades:

1 - Oficina Usando Papel quadriculado, papel ofício, tesoura, cola, lápis, borracha, Régua, lápis de cor canetinha UO.

A figura Acima Será USADA professor Pelo parágrafo demonstrar o Teorema de Pitágoras em que A soma dos quadradinhos menores, AOS correspondem catetos Que É Igual AO NÚMERO de quadradinhos do quadrado Maior, Cujo lado constitui um triângulo retângulo de hipotenusa um. Os quadradinhos serao chamados de Unidades.

Assim o aluno podera visualizar De maneira concreta Que o quadrado construido Sobre a hipotenusa É igual a soma dos quadrados dos catetos. Primeiro USO Fazendo do Papel quadriculado com atividade de recorte e Colagem. Podendo verificar Que Não sobra EXISTE OU Falta de Unidades.

N º Laboratório de Informática, continuaremos com grupos de 3 alunos.

2 - uso Fazendo do software Régua e Compasso com Uma atividade previamente Elaborado Pelo professor. (Anexo 1).

(Fontes: <http://www.somatematica.com.br/biograf/pit.php> E software R.A C.)



4 ª Etapa:

Duração: 4 horas aula

Sala de aula

Atividades:

1 - Construção sem Papel quadriculado de hum triângulo retângulo com três centímetros Medidas, 4 cm e 5 cm.

2 - Teorema de Pitágoras podera Que Ser obtido Através de comparação de áreas. Usando Quebra Cabeças Interessantes, Que Serao construidos e alunos Pelos resolvidos.

professor 1 º) Desenho previamente Elaborado pelo, o 1 º parágrafo Ser construido Pelo Observando o aluno com 1 º Desenho EO 2 º parágrafo recortar OS quadrados menores Seguindo a Numeração Maior e não Colar quadrado, recortado e Colado Pelo aluno. (CADA aluno receberá Uma copia)

Laboratório de Informática - com grupo de três alunos.

1º) Três Quebra Cabeças Para o aluno brincando com Peças Coloridas montar o quadrado Maior Procurando visualizar Diferentes Formas de Medidas.



(Fonte: <animacao # http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/atividades_diversas/ativ23/pitagoras.html>)

5 ª Etapa: Aplicação do Formulário avaliativo.

Será UM Aplicado Formulário Que disporá de Questões Que buscarão verificar Acerca de Como OS alunos viram todo o Processo EO Que eles acharam Desta maneira diferenciada de Conteúdo UM Trabalhar.

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