quinta-feira, 13 de maio de 2010

Definição de um ambiente de cursos para ensino/aprendizagem de Estatística via Internet (CFTEaD)

Re: Grupo 19 - Fórum Semana 7 - AVAs e Moodle
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - quinta, 13 maio 2010, 18:25

Boa noite a todos!

No 3º. Capítulo do texto base 2, o autor apresenta um estudo de três ambientes para educação disponíveis na Internet.

Quanto ao aspecto da aprendizagem, os ambientes foram analisados da seguinte maneira:

•Ambiente AulaNet – Existem mecanismos para transmitir conteúdos (“Transparência”, “Apresentação Gravada”, "Texto de Aula”, “Livro Texto”, “Bibliografia” e “Demonstração”); para criar e desenvolver o curso de forma compartilhada (“Co-autoria de Professor” e “Co-autoria de aluno”); para receber conteúdos (“Download”) e os mecanismos de coordenação (“Agenda”, “Notícias do Curso”, “Provas”, “Trabalhos” e “Exercícios”).

•Ambiente WebCT – Possui registros orientados que mostram informações sobre o histórico e as datas de acesso do aluno, assim como, o número de acesso a cada página do curso e o tempo médio gasto. Os instrutores acompanham os trabalhos individuais e em grupo, e a ferramenta “Quiz” é utilizada na autoavaliação dos estudantes.

•Ambiente TelEduc – Destacam-se as ferramentas: “Parada Obrigatória” (propicia o desenvolvimento de reflexões e discussões entre os alunos sobre os assuntos abordados no curso); “Mural” (espaço para “fixação” de informações relevantes do curso); “Diário de Bordo” (meio pelo qual o estudante descreve sua atuação no curso, favorecendo a reflexão tanto do aluno quanto do professor no processo de aprendizagem); “Portfólio” (é uma pasta onde o aluno publica os seus trabalhos através de upload, podendo receber comentários dos colegas e análises dos instrutores) e “Acessos” (é uma ferramenta que permite o controle sobre os alunos, fornecendo relatórios de acesso, freqüência e o tempo de permanência no ambiente de educação).

Saudações,

Carlos Leite.

Fonte de consulta: RODRIGUES, Gustavo Machado. Definição de um ambiente de cursos para ensino/aprendizagem de Estatística via Internet. Monografia apresentada ao Curso de Bacharelado em Ciência da Computação do Instituto de Física e Matemática da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas – RS, 2002. Documento PDF - Texto base 2 – Disponibilizado pelo CFTEaD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário