quarta-feira, 12 de maio de 2010

"... como lidar com o paradoxo no qual toda a Educação Básica tenha uma visão inovadora de avaliação e, ao mesmo tempo, um vestibular ou ..." (CFTEaD)

Re: "Relativização dos critérios"
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - domingo, 2 maio 2010, 09:47
Quanto a segunda questão, Adélia, "... como lidar com o paradoxo no qual toda a Educação Básica tenha uma visão inovadora de avaliação e, ao mesmo tempo, um vestibular ou concurso público sejam tão tradicionais em suas formulações?"

Acredito que este tema envolve a legislação educacional brasileira que regulamenta as avaliações em vestibulares e concursos públicos, desta forma, até que ocorram mudanças nas regulamentações, temos que seguir as vigentes.

Abraços,

Carlos Leite.

Um comentário:

  1. Re: "Relativização dos critérios"por Adelia Reiko Gushomoto Espindola [APcbt208] - domingo, 2 maio 2010, 11:59
    Oi, Carlos!

    Eu sempre penso nesta contradição da educação brasileira: educa-se para a cidadania, desenvolvendo nos alunos competências e habilidades para a tolerância, civilidade, solidariedade, respeito, etc., porém, os vestibulares das universidades públicas continuam sendo extremamente EXCLUDENTES.

    Isso, para muitos alunos significa um desrespeito a seus direitos de continuarem realizando sua educação em nível superior, na medida em que os impostos pagos para sustentar a universidade pública são compulsórios.

    Por outro lado, não sou totalmente contra a seletividade porque há situações em que é exigido o bom desenvolvimento de competências específicas - "privilégios" ou resultado de esforços de indivíduos.

    Neste fórum que participamos, muitos de nós, embora tenham interesses em comum - nos formarmos tutores - a partir de certo momento, iremos nos direcionar a diferentes campos de atuação dentro da EaD.

    Por isso, considero que avaliação, não somente em EaD, deve, além de apontar as falhas, SEMPRE enfatizar os elementos positivos que o aluno apresenta, pois, a partir destes estímulos, haverá sempre uma maior tendência dele aprimorá-los ainda mais.

    Abração,

    Adélia

    Re: "Relativização dos critérios"por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - segunda, 3 maio 2010, 08:18
    Bom dia, Adélia!

    Obrigado pelas contribuições esclarecedoras e reflexivas.

    Parabéns por expressar o seu pensamento crítico.

    Abraços,

    Carlos Leite.

    Re: "Relativização dos critérios"por Adelia Reiko Gushomoto Espindola [APcbt208] - segunda, 3 maio 2010, 21:25
    Olá, Carlos!

    Não tem que agradecer, pois, na verdade, a qualidade cada vez mais alta das discussões destes fóruns se deve muito às suas contribuições e dos demais colegas.

    Um abraço,

    Adélia

    ResponderExcluir