quarta-feira, 12 de maio de 2010

Tarefa_Semana5_Grupo19_CarlosLeite



 

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

INSTITUTO DE MATEMÁTICA

LANTE – Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino

CFTEaD – Curso de Formação de Tutores para Ensino à Distância

Tutora: Teresa Raquel Dalta de Carvalho

Aluno: Carlos Alberto Soares Leite

Pólo: Campo Grande – Grupo 19

Tarefa da Semana 5: “Avaliação em EaD”

 

 

 

Avaliação em EaD tendo como parâmetro a avaliação usada no ensino presencial

 

Segundo Gusso (2009) “Avaliar é uma situação complexa, parece nunca atingir o ideal, em se tratando de ensino a distância, também tem seus desafios e complexidade. É tarefa do tutor-professor entender e administrar esse processo”.

A avaliação na modalidade presencial, em geral, é realizada ao final do processo de aprendizagem caracterizando-se na forma de avaliação somativa, cujo objetivo é determinar se o aluno foi aprovado, ou não.  Na EaD, a avaliação formativa apresenta-se como o modelo mais adequado, pois fundamenta-se no acompanhamento do desempenho do estudante ao longo do processo, de maneira contínua, auxiliando-o no desenvolvimento de sua capacidade de entender, pensar, raciocinar e interpretar.

Existe também outra concepção de avaliação pedagógica denominada diagnóstica que é apoiada nas recomendações da Lei de Diretrizes e Bases – LDB – de 1996.  A avaliação diagnóstica não é punitiva, consiste em avaliar a qualidade do erro ou do acerto, permitindo que o professor adéqüe suas estratégias de ensino às necessidades de cada aluno.

No fórum de discussão da “Semana 5” do CFTEaD, os colegas que atuam como professores em escolas convencionais, relataram algumas dificuldades que encontram no momento de realizar avaliações, sobretudo porque o ato de avaliar é visto, equivocadamente, como a idéia de punição, do tipo classificatória, fazendo com que o aluno “esqueça” tudo aquilo que aprendeu num bimestre escolar.  Outros fatores levantados que podem influenciar na avaliação dizem respeito aos seguintes temas: condições de trabalho, quantidade de alunos, limitações do material didático e critérios de avaliação inadequados.

O estabelecimento de critérios de avaliação pode trazer alguns benefícios aos alunos, tais como: evitar a tensão ou ansiedade; valorizar o grau de conhecimento do aluno; gerar segurança e confiança, mostrando as limitações e os avanços do estudante.  Assim sendo, a avaliação deverá ser fruto do planejamento eficaz com utilização de ferramentas apropriadas, aliada à definição clara dos objetivos propostos no instrumento de aprendizagem.

A avaliação de desempenho do aluno em cursos on-line exige considerações especiais por dois motivos:

[...] primeiro porque um dos objetivos fundamentais desta modalidade deve ser a de obter dos alunos não a capacidade de reproduzir idéias, informações ou pontos de vista e sim desenvolver a autonomia crítica do aluno, frente as situações concretas que se apresentem. Segundo que, no que tange a educação online , o aluno não conta com a presença física do professor, sendo necessário desenvolver um método de trabalho que oportunize a confiança, possibilitando-lhe a elaboração de seus próprios juízos, mas também a capacidade de analisá-los (NEDER, 2002, p.4).

Ferreira e Silva (2010), sugerem a utilização de rubricas para avaliação de fórum em ambiente virtual de aprendizagem, por se tratarem de regras estabelecidas desde o início do processo que orientam os alunos para potencializar sua aprendizagem.

As vantagens das rubricas, segundo Rowe (2009), são: focalizar a instrução do professor; melhorar o desempenho do estudante; a avaliação é objetiva e consistente; os estudantes se tornam "juizes mais pensativos"; é possível aplicá-las em turmas heterogêneas; reduzir a quantia de professores no que tange a avaliação do trabalho do estudante e proporcionar para os estudantes uma avaliação mais informativa.

Em suas pesquisas, as autoras escolheram os seguintes indicadores para o item Interatividade: Participação quanto ao Nº de Postagem, Originalidade da Participação, Participação-intervenção e Bidirecionalidade-hibridação.  Atribuindo valores: Excelente (4), Boa (3), Satisfatória (2) e Insatisfatória (1).  Entretanto, é importante que os alunos sejam informados com antecedência sobre as propostas da dinâmica pedagógica para que possam alcançar os objetivos de forma significativa.

É óbvio que cada modalidade de ensino possui suas peculiaridades, porém devido as novas propostas para tornar a avaliação mais autêntica, é necessário que se façam adequações.  A legislação educacional brasileira determina que as avaliações na modalidade de EaD devem acontecer de forma presencial.  Então, em contrapartida, por que não adaptar alguns critérios (como, por exemplo: Participação, Conteúdo, Procedimentos de Comunicação e Informações de Referências) na educação presencial?

Desta forma, poder-se-ia melhorar (ou, até mesmo revolucionar) o ensino tradicional no que diz respeito a avaliação atingindo, nesta modalidade, o foco indicado por Domingues (2006), para avaliação de fóruns de discussão, ao considerar que o ponto de convergência da avaliação está na análise da capacidade de reflexão crítica e colaborativa do aluno diante das próprias experiências e das vivências compartilhadas com colegas.

 

 

Referências Bibliográficas:

·       DOMINGUES, Elidiani.  Avaliação de fóruns de discussão (Texto base 2) 2006. Documento PDF – Disponibilizado pelo CFTEaD.

·       FERREIRA, D. M. e SILVA, A.C. Avaliação de um Web Fórum por meio de Rubricas.  Meta: Avaliação. v.2, n.4, p.87-127, Rio de Janeiro, Janeiro - Abril, 2010.  Documento PDF - Localizado na Biblioteca Virtual do CFTEaD (Semana_5_Texto_02)

·       GUSSO, Sandra de Fátima Krüger. O tutor-professor e a avaliação da aprendizagem no ensino a distância. (Texto base 1) 2009.  Documento PDF – Disponibilizado pelo CFTEaD.

·       MENEZES, E. T.; SANTOS, T. H. "Avaliação diagnóstica" (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2002.  Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=77>.  Acessado em: 01 de maio de 2010.

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Um comentário:

  1. Feedback de Tutor
    Teresa Raquel Dalta de Carvalho [TD]
    sábado, 8 maio 2010, 20:09
    (Nota: 100,00 / 100,00)
    Parabéns, Carlos! Seu texto está com excelente base teórica, incluindo boas citações. Você estabeleceu boa relação entre avaliação no ensino presencial e no ensino a distância.

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