terça-feira, 18 de maio de 2010

Tarefa_Semana7_Grupo19_CarlosLeite



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Universidade Federal Fluminense

INSTITUTO DE MATEMÁTICA

LANTE - Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino

CFTEaD - Curso de Formação de Tutores parágrafo Ensino à Distância

Tutora: Teresa Raquel de Carvalho Dalta

Aluno: Carlos Alberto Soares Leite

Pólo: Campo Grande - Grupo 19

Tarefa da Semana 7: AVAs "e MOODLE"



Elaborando um guia sobre a utilização de algumas ferramentas do MOODLE



O MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) é um ambiente de aprendizagem à distância, onde os cursos são embasados numa abordagem pedagógica social construtivista. Encontra-se disponível no site <http://www.moodle.org> e sua utilização é feita através de navegadores Web.



A plataforma Moodle foi desenvolvida por Martin Dougiamas, tendo sido lançada a primeira versão em 2002. Trata-se de um software livre e gratuito acessível a qualquer pessoa que pode baixá-lo, utilizá-lo e até modificá-lo a partir do código fonte. Deve ser instalado em ambientes que executam uma linguagem PHP e possui suporte às bases de dados MySQL.



As pessoas que participam do sistema são as seguintes: Administrador (responsável pelas configurações, inserção de participantes e criação de cursos), Tutor (responsável pela edição e viabilização do curso) e Aluno. A flexibilidade do Moodle permite que um usuário seja aluno em um curso e tutor em outro, utilizando apenas uma conta de acesso.



A interface da plataforma Moodle é simples, eficiente, compatível, e apoiada em navegadores
de tecnologia simples. Podem-se criar três formatos de cursos: Social (é baseado nos recursos de interação entre os participantes, sem um conteúdo estruturado), Semanal (é estruturado, com informações sobre o período em que o curso será executado) e Modular (nessa estrutura é informada a quantidade de módulos).



O ambiente virtual Moodle possui algumas das principais ferramentas voltadas para comunicação, avaliação, disponibilização de conteúdos, administração e organização. Os materiais didáticos podem ser disponibilizados por meio de páginas de texto simples, páginas Web e Links para arquivos ou endereços na Internet. São permitidas visualizações de diretórios, inserção de rótulos, criação de glossários e confecção de documentos Wikis.



As ferramentas de comunicação e interação do ambiente Moodle São: fórum de discussão, mensagens privadas, chat ("bate-papo") e wiki. Existe a possibilidade de utilizar o e-mail externo (padrão), através do acesso ao perfil de outro usuário da plataforma, estabelecendo-se uma comunicação privada.



As ferramentas de avaliação disponíveis no Moodle São: avaliações gerais de curso; pesquisas de opinião ou enquetes; questionários; tarefas e trabalhos com revisão, onde os participantes podem avaliar os projetos de outros colegas.



As ferramentas de administração permitem: o controle de participantes, através de relatórios; a efetuação de inscrições; o upload de lista de alunos; a execução de backups e restore de cursos; o acesso aos arquivos de logs, logs da última hora, o gerenciamento dos arquivos dos cursos; a disponibilização de notas e etc..



CAMPOS; COSTA e SANTOS (2007, p.48) destacam as seguintes funcionalidades
e características da plataforma Moodle:


      • Capacidade de ser instalado em plataformas Unix, Linux, Windows, Mac OS X, Netware e qualquer outro sistema que suporte PHP;

      • Projetado de forma modular, e permite uma grande flexibilidade para adicionar, configurar ou remover funcionalidades em vários níveis;

      • Atualização simplificada de uma versão para outra mais recente: possui uma sistemática interna que permite fazer atualização de suas bases de dados e reparar-se automaticamente;

      • Necessidade de apenas um banco de dados (que pode ser compartilhado com outras aplicações, se necessário);

      • Gerenciado por um "administrador", definido durante a instalação inicial;

      • Layout geral facilmente alterado a partir de temas pré-configurados;

      • Módulos e plug-ins podem ser adicionados a partir de sua instalação inicial;

      • Pacote para linguagem português-Brasil disponível, além de mais de 40 outros idiomas, se necessário;

      • Código fonte do programa pode ser alterado para adaptar-se às necessidades, por tratar-se de código aberto (software livre - GLP);

      • Autenticação é feita por módulos plug-in, permitindo fácil integração com sistemas já existentes na organização;

      • Autenticação pode utilizar um banco de dados externo;

      • Professores podem ter seus privilégios editados.




O site oficial do Moodle oferece oportunidades para que os educadores de todo o Mundo possam usar e criar sítios on-line de aprendizagem, através do cadastramento na comunidade Moodle. O foco do Projeto é fornecer aos profissionais de ensino as melhores ferramentas para gerenciar e promover o aprendizado.



O desenvolvimento do Moodle é liderado pela equipe principal na Moodle.com, que recebe a ajuda de centenas de outros desenvolvedores ao redor do Mundo. Muito desses colaboradores também são diretamente responsáveis por vários módulos e plug-ins. Mas, qualquer usuário ou membro da comunidade pode contribuir por meio de discussões, ensaios, comentários e documentação.



A figura Abaixo apresenta a tela principal do site oficial da comunidade Moodle: image
(Fonte: <http://moodle.org>. Acesso em: 17 de maio de 2010.)



O LANTE (Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino), inaugurado em 10 de abril de 2007, como unidade vinculada ao Instituto de Matemática da UFF (Universidade Federal Fluminense), utiliza o Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE para a realização dos cursos de Educação
à Distância.


Os participantes dos cursos do LANTE / UFF acessam a plataforma Moodle através do seguinte endereço: <http://www.lanteuff.org/moodle> onde aparecerá a página de entrada no ambiente (ver figura abaixo).





Digite o CPF e a Senha image
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(Página inicial do Ambiente Virtual de Aprendizagem UFF LANTE Moodle)




Após digitar o nome de usuario e a senha, a pessoa estará habilitada para navegar e participar do ambiente de estudo. Podendo acessar os cursos, as ferramentas, os materiais e as atividades das disciplinas disponíveis (conforme figura abaixo).


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(Página "Meu Moodle " de acesso aos cursos do ambiente virtual de aprendizagem)



Agora, o fator mais importante dentro do ambiente de trabalho e saber utilizar as ferramentas do Moodle. Neste sentido, o fórum se constitui numa das principais ferramentas de comunicação assíncrona muito versátil, pois possibilita a interação e discussão entre os participantes do curso sobre os temas relativos ao conteúdo da disciplina.



Os fóruns permitem a avaliação quantitativa ou qualitativa de cada mensagem. No fórum geral, deve-se evitar a repetição de temas e/ou tópicos.



Todos os participantes do curso são assinantes, isto significa que poderão receber, por e-mail, as mensagens postadas no fórum.



Na redação de textos para o fórum, as mensagens muito longas podem se tornar objetivas e desestimular a leitura, portanto, é bom optar pelas postagens mais curtas e relevantes às questões propostas no debate. Se necessário, pode-se anexar arquivos.



Os textos postados podem ser editados ou excluídos em até 30 minutos após forem enviados para o fórum, permitindo-se fazer várias revisões. Para não correr o risco de expiração da página, devido ao tempo de acesso, aconselha-se utilizar um editor de textos Office, que além de ter mais recursos ajuda na elaboração trabalhos com fonte de consultas.



Outra ferramenta de comunicação e o chat, que representa uma atividade de "bate-papo" e permite a realização de uma discussão textual em tempo real (síncrona). Pode ser utilizado para esclarecimento, em sessão "tira-dúvidas", de forma interativa e dinâmica.



O chat pode ser agendado pelo tutor com horários pré-definidos e, também, existe a opção que permite aos estudantes consultarem, posteriormente, os registros da conversação.



Em pesquisa realizada por DELGADO e HAGUENAUER (2009, p.8) sobre "o uso da Ferramenta Moodle no apoio ao ensino de graduação ", constatou-se que:



Apesar de o chat ter sido a ferramenta apontada como mais útil no primeiro questionário, foi pouquíssimo utilizada. A maioria afirmou que prefere conversar com colegas e professor através do MSN, colocando que através do AVA se sentem vigiados e isso causava desconforto.



Assim, as autoras sugerem a verificação de uma nova estratégia de exploração da ferramenta, pois mesmo usando o chat como meio de esclarecimento de dúvidas, naquele experimento, não foi possível aproveitar todo o seu potencial.



Quanto às ferramentas de administração, a Matriz Curricular se torna o meio útil e importante para estruturação de Cursos, sendo necessário um trabalho cooperativo entre o coordenador do curso, a equipe docente e a equipe técnica, desde a fase de projeto.



A Matriz Curricular é um instrumento utilizado pela equipe de planejamento e produção de material didático da CIPEAD / UFPR que proporciona uma visão geral da disciplina ou unidade, ajudando a manter o foco nos objetivos específicos ou nas metas de estudo. Durante a formatação da matriz podem ser definidos: o cronograma do curso, a metodologia de ensino e a avaliação da aprendizagem.



Finalmente, a ferramenta avaliação também merece destaque por representar uma prática de investigação constante na Educação à Distância. Em virtude disto, "os alunos precisam estar cientes e entenderem que serão avaliados construtivamente e exigirem que os métodos de Avaliação reflitam os métodos inseridos nos ambientes de aprendizagem "(CAMPOS; COSTA, SANTOS, 2007, p.31).



O campo "Avaliação" da plataforma Moodle funciona como um retorno (feedback) ao estudante sobre o seu desempenho nas atividades da disciplina em estudo. Neste item, poder-se-ia criar um espaço para que o aluno fizesse um breve comentário sobre sua nota, justificando, criticando concordando com a mesma.



O artigo de LINDEN; DUTRA e DIAS (2008) apresenta uma descrição técnica da implementação do sistema Di@loga de avaliação de fórum no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.



Quanto a utilização do módulo Di@loga, após sua instalação na plataforma deve-se adicionar o bloco às páginas das disciplinas, onde consta um link para todos os fóruns de discussão e outro link para a página principal dos relatórios. Para avaliar as mensagens do fórum, o tutor terá que clicar no link do fórum desejado e selecionar as discussões que serão verificadas, em seguida, são gerados relatórios automaticamente que poderão ser visualizados na página de relatórios de Di@loga do Moodle.



Segundo SOARES e REICH (2009, p.9):



O Moodle é um ambiente virtual que oferece inúmeras possibilidades de se avaliar a aprendizagem do aluno. Suas ferramentas permitem acompanhamento dos resultados da aprendizagem, com registro no sistema, sob variadas formas de agregação - sem notas, com notas médias, mínimas ou maximas, que permitem avaliação somativa. Os recursos de feedback, se utilizados no Moodle com propósitos educacionais adequados, podem proporcionar excelentes oportunidades de aprendizagem para alunos e tutores.



Convem sugerir que na elaboração de um guia sobre a utilização de ferramentas do Moodle, seja criado no campo "Atividades" o item autoavaliação para poder oferecer ao aluno oportunidades de reflexões ao final de cada unidade, módulo ou disciplina.




Referências Bibliográficas:


  • BAHIA. Universidade Federal da Bahia. Centro de Processamento de Dados. Projeto EAD-CPD-Moodle UFBA. Bahia, 89p. (Manual do Moodle no Perfil Professor, versão 1,9).

  • CAMPOS, F. C. A.; COSTA, R. E. M.; SANTOS, N. Fundamentos da Educaçãoção a Distância, Mídias e Ambientes Virtuais. Juiz de Fora: Editar, 2007. 52f. CECIERJ - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro - Consórcio CEDERJ. ISBN 978-85-88279-67-4

  • DELGADO, L.; HAGUENAUER, C. Ensino de Graduação com Auxílio da Plataforma Moodle. Revista Educa Online. V.3, n.3, p. 8-9. fev set. /. 2009.

  • LEITE, Maria Teresa Meirelles. O ambiente virtual de aprendizagem Moodle na prática docente: conteúdos pedagógicos. Laboratório de Educação a Distância - UNIFESP. Documento PDF - "Semana_7_Texto_6" - Disponibilizado Biblioteca Virtual do CFTEaD.

  • LINDEN, M. M. G. V.; DUTRA, D. L.; DIAS, G. P. O SISTEMA DI@LOGA DE AVALIAÇÃO DE FÓRUM APLICADO AO MOODLE. Universidade Federal da Paraíba - UFPB VIRTUAL. Maio de 2008. Documento PDF - "Semana_7_Texto_8" - Disponibilizado pela Biblioteca Virtual do CFTEaD.

  • SOARES, Sandramara K. P. REICH, Silvia T. S. Planejamento e estruturação de cursos no Moodle: material didático multimídia, atividades e avaliação. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, maio de 2009. Documento PDF - "Semana_7_Texto_7" - Disponibilizado pela Biblioteca Virtual do CFTEaD.


Um comentário:

  1. Feedback de Tutor
    Teresa Raquel Dalta de Carvalho [TD]
    terça, 25 maio 2010, 18:29
    (Nota: 95,00 / 100,00)
    Ótimo, Carlos! Seu texto ficou excelente, muito bem ilustrado. Os recursos estão bem explicados, mas por ser um guia, poderia ter incluído detalhes de como torná-los disponíveis, passo a passo, como mostrado nos vídeos que nos ajudaram a explorar o ambiente de prática.

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