segunda-feira, 17 de maio de 2010

TFC_Tarefa_ etapa 7_Grupo 1(Ana_Carlos_Veronica)

Universidade Federal Fluminense

INSTITUTO DE MATEMÁTICA

LANTE - Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino

Curso: Ntem - Novas Tecnologias da Matemática Ensino não

Disciplina: Pré Orientação de TFC

Orientadora: Aline Maurício Barbosa

Alunos: Ana Maria da Silva Motta

Carlos Alberto Soares Leite

Veronica Nunes da Silva

Pólo: Campo Grande - Grupo 1

Tarefa (Etapa 7): Elaboração Descrição e detalhada que tipo de Aplicação Prática dos Procedimentos fazer estudo, e da Avaliação dos Instrumentos serem considerados um.

DESCRIÇÃO DetalHADA DO TIPO DE APLICAÇÃO PRÁTICA DOS PROCEDIMENTOS DO ESTUDO, DA AVALIAÇÃO E DOS INSTRUMENTOS A SEREM CONSIDERADOS

A metodologia de Trabalho um Ser empregada É uma pesquisa experimental de campo, Cujas Características se adaptam EAo Estudos de Problemas educacionais, adotando-se uma linha de raciocínio do "método hipotético-dedutivo" Explicar tentar parágrafo como nesses Problemas Dificuldades expressas. A amostragem Deverra Ser Feita A partir das escolas Que OS Pesquisadores Deste lecionam Projeto.

São como escolas selecionadas:

v 09.18.509 CIEP Nelson Mandela.

v Colégio Estadual Santo Antônio de Pádua.

Descrição da Aplicação Prática dos Procedimentos do estudo, da Avaliação e dos Instrumentos serem considerados uma experimentos nos:

1 º) Implementar uma História da Matemática e Tecnologias Como metodologia no ensino do Teorema de Pitágoras em turmas das escolas supracitadas e, outras em manter uma metodologia de ensino tradicional de um FIM posteriormente, com bases nsa resultados obtidos, verificar como Possíveis Diferenças de evolução das turmas eA Construção dos Conceitos inerentes EAo Conteúdos matemáticos pelos alunos, perante uma essas Formas distintas de Ensinar / Aprender Matemática e, de forma Que ESSA PROPOSTA Influência da disciplina não ensino.

Os materiais de Apoio Que Serao Utilizados nd Aplicação Prática da Importância Possuem pesquisa fundamental, hum visam proporcionar POIs Trabalho Significativo de comparação das Metodologias de ensino desenvolvidas classes NAS.

O software Utilizado um Ser, Régua e Compasso (R.A.C.), E Um Programa de Geometria Dinâmica Que Permite, de uma Construção de Atividades Diversas figuras e com entes geométricos, facilitará o Desenvolvimento das Aplicações Para a Demonstração do Teorema de Pitágoras Possíveis, POIs OS alunos irão confirmar uma Veracidade de Uma das Demonstrações do Teorema.

N º Laboratório de Informática, o professor instalará o Programa R.A.C., Que É disponibilizado gratuitamente na Internet, nsa OS Computadores e alunos poderão acessar OS sites pesquisarem parágrafo Sobre o Teorema de Pitágoras, com uma Orientação Prévia do professor.

2 º) Será UM formulado questionário com dez itens objetivos e misto Uma questão dissertativa, parágrafo evitar Que o Processo de pesquisa se torne cansativo e facilitar uma Tabulação de Dados EA confecção de Gráficos analíticos. A distribuição do questionário Será da seguinte forma:

a) Questões de 1 a 4 Onde Definição da-se-ão O perfil do aluno, Como ele ve a Matemática, SUA POSIÇÃO Diante desta disciplina, uma Motivação e faixa etária.

b) Questões de 5 a 7 identificar-se-ão OS Recursos didáticos Disponíveis na Escola.

c) Questões 8 e 9 Revelar-se-ão OU Como se o professor utili OS Recursos Disponíveis tecnológicos, e Qual o grau de Conhecimento dos alunos Referente EAo softwares educacionais.

d) Questão 10 Solicitar-se-á uma Opinião do aluno Quanto ao tema "História da Matemática e Tecnologias".

e) Questão 11 sugestões Espaço livre para e CRÍTICAS do aluno.

Para Realização Desse estudo, Serao escolhidas Duas turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio; e se definirá o Grupo Experimental (GE) que receberá uma Intervenção de ensino PROPOSTA Neste Projeto EO Grupo Controle (GC) com Continuará Que como Tradicionais aulas. A partir do Desenvolvimento e da Aplicação de Uma Sequência didática Para os alunos, ocorrerá uma Verificação da Validade das hipóteses.

3

Nenhum comentário:

Postar um comentário