quarta-feira, 12 de maio de 2010

Texto: "Uma introdução aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem" (CFTEaD)

Re: Grupo 19 - Fórum Semana 7 - AVAs e Moodle
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - quarta, 12 maio 2010, 18:14
Boa noite a todos!

Conforme o texto base 1, uma das vantagens do uso de Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem (SGA) para criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) é que os sistemas de aprendizagem, que possuem uma abordagem construtivista, possuem entre suas ferramentas os recursos de colaboração on-line que fazem parte da web 2.0; podendo-se criar wikis e blogs, por exemplo, como atividades didáticas.

Nos últimos anos, o projeto Moodle tem se destacado dentre os ambientes de aprendizagem, por ser um sistema aberto baseado numa poderosa filosofia educacional que se expande em todo o mundo.

O uso do Moodle como AVA apresenta uma pedagogia inovadora, onde o construtivismo social é adotado como a estrutura pedagógica do ambiente, isto é, a plataforma Moodle é voltada à aprendizagem do estudante, enquanto que os AVAs comerciais são direcionados às ferramentas e aos conteúdos.

Saudações,

Carlos Leite.

Fonte de consulta: SALVADOR, Daniel Fábio. Uma introdução aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Capacitação de professores para uso da plataforma educacional Moodle, Aula 01, 2010. Documento PDF - Texto base 1 – Disponibilizado pelo CFTEaD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário