quarta-feira, 12 de maio de 2010

Rubricas (CFTEaD)

Rubrica
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - sábado, 1 maio 2010, 20:25
Boa noite, Valéria!

Foi muito oportuna a sua contribuição, pois as dicas ajudaram bastante na leitura desse texto e, também confesso, que desconhecia o termo "rubrica" voltado à avaliação. Conferi as páginas sugeridas que são realmente interessantes.

Conforme as autoras, pode-se dizer que rubricas são regras estabelecidas desde o início do processo que orientam os alunos por quais caminhos podem, e/ou devem, trilhar para potencializar sua aprendizagem.

Dentre as características para a elaboração de rubricas, destacam-se: facilidade, objetividade, granularidade (quantidade de níveis adequada), gradativa, transparência e herança (herda as características da avaliação escolhida).

Vantagens das rubricas, segundo Rowe (2009): focalizar a instrução do professor; melhorar o desempenho do estudante; a avaliação é objetiva e consistente; os estudantes se tornam "juizes mais pensativos"; é possível aplicá-las em turmas heterogêneas; "reduzir a quantia de professores no que tange a avaliação do trabalho do estudante" e "proporcionar para os estudantes uma avaliação mais informativa".

Vale destacar os indicadores escolhidos para Interatividade: Participação quanto ao Nº de Postagem, Originalidade da Participação, Participação-intervenção e Bidirecionalidade-hibridação.

As autoras concluem que "... O esclarecimento da dinâmica pedagógica e de suas propostas, quando divulgados de forma antecipada aos alunos, pode contribuir significativamente para o alcance de seus objetivos...". E, criticam os intrumentos de medida tradicionais, apesar dos alunos valorizarem a "nota" ou "pontuação" num instrumento de avaliação.

Saudações,

Carlos Leite.

Referência Bibliográfica:

FERREIRA, D. M. e SILVA, A.C. Avaliação de um Web Fórum por meio de Rubricas. Meta: Avaliação. v.2, n.4, p.87-127, Rio de Janeiro, Janeiro - Abril, 2010. Documento PDF - Localizado na Biblioteca Virtual do CFTEaD (Semana_5_Texto_02)

Nenhum comentário:

Postar um comentário