Re: Fórum 3 - Aprendizagem significativa da Geometria - Grupo Pesquisador
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - segunda, 23 fevereiro 2009, 13:45
Boa tarde a todos!
(Resposta à “Segunda Parte”, item “2a”)
Apesar de ser formado em Matemática, curso de licenciatura plena, não exerço a função de professor, pois trabalho na indústria, onde ocupo um cargo de técnico-operacional.
Em relação aos comentários feitos no texto 4 (Unidade 2) sobre as “pesquisas israelenses” (página 41), penso que são coerentes, mesmo apresentando uma visão paradoxal entre a presença e a ausência dos atributos relevantes na formação de um conceito geométrico. Acredito, também, que através do confronto de idéias é possível evoluir para uma construção da aprendizagem significativa, assim sendo, quando as opiniões contrárias são fundamentadas em argumentos convincentes proporciona a revisão dos próprios conceitos.
Uma sugestão de atividade que poderia ser feita em sala de aula, seria a construção de uma “Cidade de embalagens” utilizando como estratégias recursos materiais de uso prático e as percepções do lugar onde se vive. Essa “Cidade”, com ruas paralelas, perpendiculares e transversais, pode ser confeccionada com caixas, revistas, papelão, canudos e etc., gerando figuras geométricas. Os alunos verificariam alguns atributos relevantes relacinados:
# aos elementos que constituem figuras planas e sólidos geométricos;
# às diferenças e semelhanças dos sólidos;
# às características das formas geométricas;
# a outros conceitos de organização espacial.
Sds,
Carlos.
Fonte de referência: http://www.scribd.com/doc/3288247/matematica-cba-prof-pag-71-a-131. Último acesso em 23 de Fevereiro de 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário