sábado, 14 de fevereiro de 2009

A importância da visualização para a Geometria (TEG)

Re: Fórum 2 - A importância da Visualização para a Geometria - Grupo Pesquisador
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - sábado, 14 fevereiro 2009, 19:50

Um_fluxograma_simples_sobre_como_responder_ao_Forum.pdf
Boa noite a todos!
A autora Kaleff faz observações a respeito dos termos e expressões usados na Educação Matemática que geram diversas interpretações de acordo com o contexto onde são inseridos.
A Unidade 1 de estudo apresenta, entre outros assuntos interessantes, algumas “Figuras Intrigantes”, figuras com Ilusões Óticas e figuras geométricas para mostrar as várias visualizações que cada pessoa pode ter de uma mesma imagem.
As figuras matemáticas distinguem-se das outras em virtude de suas características e propriedades específicas, assim sendo, o fato de se ter um desenho de uma determinada figura não significa que possui atributos geométricos.
A legenda vem facilitar o entendimento, por parte do visualizador, daquilo que o autor de uma obra pretende transmitir. O uso de legendas torna-se imprescindível, principalmente nas áreas técnicas, à medida que a utilização de formas e símbolos, em esquemas e desenhos, sintetiza as idéias do processo geral. Em Matemática, a legenda também deve trazer as características do objeto a que se refere, traduzindo o conjunto de suas propriedades com o intuito de não deixar dúvidas.
Sds,
Carlos Leite.
"Força Sempre."
Obs.: Segue anexo um simples fluxograma, a partir do qual pretende-se mostrar a idéia de legendas. Cada símbolo de um fluxograma representa uma função no processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário