quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

DESCRIÇÃO e SUFICIÊNCIA (IEM 1)

Re: Unidade 1 - Tópico II - Grupo C (DESCRIÇÃO e SUFICIÊNCIA)
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - quarta, 18 fevereiro 2009, 21:05

Boa noite a todos!
Os critérios da descrição e da suficiência, em Matemática, estão relacionados à prática escolar o que implica em atividades que vão exigir parcerias entre professores e alunos, criando-se um ambiente através do qual todos devem assumir seus papéis diante dos objetivos especificados.
A descrição matemática remete à discussão sobre alguns modelos de situações-problema como: “realísticos” (retirados da indústria ou ciência), “educacionais” (integração com o desenvolvimento da teoria matemática) e “contextuais” (voltados à construção da teória matemática).
O critério de suficiência faz referência ao acúmulo de informações adquiridas e assimiladas através de estímulos de questionamentos e investigações.
Portanto, descrição e suficiência caminham juntas. Seus critérios podem ser aplicados de forma gradual, respeitando-se o desenvolvimento intelectual do grupo que participa do processo educacional.
Sds,
Carlos Leite.
“Força Sempre.”
Fonte de referência: Modelagem Matemática, perspectivas e discussões. Jonei Cerqueira Barbosa (UEFS) e Marluce Alves dos Santos (UEFS). www.sbem.com.br/files/ix_enem/Comunicacao_Cientifica/Trabalhos/CC86136755572T.doc

Nenhum comentário:

Postar um comentário