sábado, 28 de fevereiro de 2009

“... professor podem influenciar no desenvolvimento dos conceitos geométricos para que os alunos atinjam os níveis de compreensão de Van Hiele?" (TEG)

Re: Fórum 4 - Modelo Van Hiele - Grupo Pesquisador
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - sábado, 28 fevereiro 2009, 10:26

Bom dia a todos!
(“Segunda Parte”)
A colega Maristela perguntou: “_ De que forma as ações do professor podem influenciar no desenvolvimento dos conceitos geométricos para que os alunos atinjam os níveis de compreensão de Van Hiele?”
O professor deve apresentar os conceitos geométricos relacionando-os a exemplos nos quais os alunos possam visualizá-los (NÍVEL 0), utilizando recursos didáticos como: jogos, vídeos, computadores e materiais simples do cotidiano (caixas de embalagens, por exemplo), favorecendo, assim, o raciocínio sobre os conceitos através de uma análise informal (NÍVEL 1).
À medida que os alunos atinjam os Níveis de Desenvolvimento Cognitivo Geométrico, podem estabelecer inter-relações das propriedades nas figuras, formando definições abstratas ou dedução informal (NÍVEL 2).
Os teoremas e axiomas devem tratatos quando os estudantes forem capazes de raciocinarem ou deduzirem formalmente (NÍVEL 3); ao ultrapassarem esse Nível, alcança-se o rigor (NÍVEL 4) onde é possível o estudo de “várias geometrias”.
Sds,
Carlos Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário