segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Refazendo o texto proposto (TEG)

“...em Matemática, portanto, não existe figura sem uma legenda, ainda que esta possa estar implícita”.
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - segunda, 16 fevereiro 2009, 11:34

Bom dia a todos!
A autora Kaleff ao afirmar que "em Matemática não existe uma figura sem legenda", na realidade está se referindo a utilização de simbologia que objetiva sintetizar e transmitir de forma sucinta as características e propriedades de figuras e objetos matemáticos.
O uso de "legendas" ou "símbolos" torna necessário que as pessoas se sintam familiarizados, ou tenham conhecimentos de seus significados, a fim de se evitarem interpretações equivocadas. Além disso, deve-se evitar os excessos, respeitando a individualidade daqueles que preferem uma exposição de conteúdos mais explícitas.
Para que ocorra um bom entendimento sobre "figuras legendadas", todas as pessoas envolvidas na Educação Matemática devem compreender a importância da habilidade mental de visualização, ou seja, mesmo não dispondo de um desenho geométrico, a pessoa pode ser capaz de projetar mentalmente a imagem desse objeto.
Exemplificando, a letra grega "pi" indica o quociente constante entre o perímetro e o diâmetro de qualquer circunferência. Mentalmente, pode-se visualizar a imagem de um circulo. E, isto, é subentendido em qualquer parte do mundo.
Obs.: O número "pi" surgiu do cálculo do perímetro da circunferência. Em 1937, o matemático suiço Leonhard Euler adotou a letra inicial da palavra perímetro (em grego) para indicar a relação entre o comprimento da circunferência e seu diâmetro.
Fonte: http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l1.htm; Último acesso em 16 de fevereiro de 2009.
Sds,
Carlos.

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