sábado, 28 de fevereiro de 2009

“... minha dúvida consiste em como trabalhar o modelo de van Hiele numa turma com alunos em diversos níveis?..." (TEG)

Re: Fórum 4 - Modelo Van Hiele - Grupo Pesquisador
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - sábado, 28 fevereiro 2009, 14:56

Boa tarde a todos!
(“Segunda Parte”)
A colega Lídia fez a seguinte colocação: “... minha dúvida consiste em como trabalhar o modelo de van Hiele numa turma com alunos em diversos níveis? Dividir em grupos poderia ser uma solução, mas cada um necessitaria de conteúdos e atividades distintas, e isso é viável para as condições que temos em sala de aula, como pouco tempo e muitos alunos numa mesma turma? Teríamos uma aula com qualidade ou seria confusa para os alunos? Existe outra ou outras soluções?”
A dúvida é pertinente, pois confronta a teoria com a realidade que se encontra na escola. Entretanto, o Modelo de van Hiele é contestado quanto aos níveis, para alguns pesquisadores os níveis são contínuos e não discretos como afirma o casal van Hiele, ou seja, um aluno (ou aluna) pode obter diferentes graus de aquisição de cada um dos níveis. E, também, é possível raciocinar em níveis distintos nos diversos tópicos da geometria, depende da experiência vivenciada.
Sds,
Carlos.
Referência Bibliográfia: NASSER, Lílian. Palestra “A construção do pensamento geométrico”, VI ENEM, p. 71-74, Volume 1. IM/UFRJ e SENAI/CETIQT. Disponível em:<http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt19/t197.pdf>. Acesso em 28 de fev. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário