sábado, 28 de fevereiro de 2009

"... Que ações o professor deve promover para evitar essa "falsa aprendizagem" ?..." (TEG)

Re: Fórum 4 - Modelo Van Hiele - Grupo Pesquisador
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - sábado, 28 fevereiro 2009, 18:12

Boa noite a todos!
(”Segunda Parte”)
O colega Alan Lelis questionou:
“Explique, segundo o modelo de Van Hiele:
Que ações o professor deve promover para evitar essa "falsa aprendizagem" ?
Como é possível " ensinar sem que haja aprendizagem" ?”

As cinco fases do Modelo de van Hiele representam uma metodologia de ensino que o professor pode utilizar para o desenvolvimento cognitivo do aluno em cada um dos níveis.
Segundo o Modelo, o docente deve promover as seguintes ações:
# estabelecer um diálogo para saber informações sobre experiências vivenciadas (FASE 1);
# realizar atividades que possibilitem respostas específicas e diretas (FASE 2);
# deixar o aluno independente para explicitar suas opiniões sobre o conteúdo estudado (FASE 3);
# propor tarefas em múltiplas etapas com várias formas de serem executadas, buscando uma orientação livre (FASE 4);
# auxiliar na revisão e no processo de síntese do que foi ensinado, visando a integração do assunto(FASE 5).
Sds,
Carlos Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário