terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

"...a calculadora pode ser uma boa ferramenta ou que pode atrapalhar no processo de aprendizagem?" (IEM 1)

Re: Unidade 1 - Grupo C - CALCULADORA
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - terça, 17 fevereiro 2009, 09:57

Bom dia a todos!
Qualquer ferramenta, tecnológica ou não, pode apresentar benefícios e desvantagens com sua utilização. A calculadora não foge dessa regra.
A máquina de calcular deve ser parte integrante das aulas, pois o cidadão terá que dispor deste acessório ao longo de sua vida.
Nas aulas de Matemática, cabe ao profissional de ensino monitorar de forma eficaz o uso correto das máquinas a fim de evitar que os alunos fiquem dependentes de sua utilização.
Exemplificando, nas séries iniciais a calculadora pode ser apresentada aos estudantes através de seu manual de instruções, a seguir, após terem assimilados os conceitos das 4 operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão), os alunos podem usá-la para verificarem a correção de seus exercícios.
Sds,
Carlos Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário