quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

MODELO VAN HIELE (TEG)

Re: Fórum 4 - Modelo Van Hiele - Grupo Pesquisador
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - quarta, 25 fevereiro 2009, 19:22

Boa noite a todos!
(“Primeira Parte”)
A Unidade 2 apresenta o Modelo de van Hiele do Pensamento Geométrico que muitos educadores utilizam como referência para aprendizagem. Quanto à metodologia de ensino, o Modelo relaciona quatro Níveis de Desenvolvimento Cognitivo: NÍVEL 0 (VISUALIZAÇÃO ou RECONHECIMENTO), NÍVEL 1 (ANÁLISE), NÍVEL 2 (DEDUÇÃO INFORMAL ou ORDENAÇÃO), NÍVEL 3 (DEDUÇÃO FORMAL) e NÍVEL 4 (RIGOR).
Perguntas:
_ O casal van Hiele diz que “concepções errôneas, quando aprendidas, têm mais chances de não serem esquecidas” (pág. 43), entretanto, ao afirmar que “cada nível tem seus próprios símbolos lingüísticos e seu próprio sistema de relações conectando esses símbolos. Assim, uma relação que é aceita como correta em um nível pode ser modificada em outro....” (item 4; pág.46) está havendo uma contradição de conceitos?
_ Caros colegas, na condição de alunos, em qual Nível de Desenvolvimento do Pensamento Geométrico vocês se identificam?
Sds,
Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário