sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

"Questionamento Motivador"_inicial (TEG)

Re: Fórum 1 - Questionamento Motivador - Grupo Pesquisador
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - sexta, 13 fevereiro 2009, 17:20

Boa tarde a todos!
Respostas dos questionamentos:
a) A Geometria deve sempre ser ensinada, pois está presente no nosso cotidiano, seja nos momentos de lazer (futebol, por exemplo), assim como, na indústria em geral.
b) A Geometria pode ser ensinada a partir de construções geométricas e exemplos concretos, evitando-se a “decoreba” de fórmulas.
c) O aluno desenvolve habilidades ao manipular réguas, esquadros e compassos. O estudo da Geometria proporciona uma melhor percepção de espaço para o aluno.
d) A interligação da Geometria a outras áreas e disciplinas poderá ser feita através das demonstrações práticas, sempre que possível. Na Educação Física, pode-se usar os conceitos geométricos para confeccionar as demarcações de uma quadra esportiva, por exemplo.
e) Na aula de Geometria podem ser usados materiais convencionais (réguas, esquadros e compassos) aliados a recursos simples como: sabão em pedra, latas, barbantes recortes e etc.. E, também, materiais sofisticados, ou seja, softwares educacionais.
f) O nome “Geometrias” é irrelevante, pois o mais importante é o conteúdo a ser ensinado, da mesma forma que “Álgebras”, “Aritméticas”, “Cálculos”,..., enfim, tudo é Matemática.
g) Infelizmente, faço parte de uma geração que “aprendeu” Geometria nos últimos dias do ano letivo das escolas, decorava as fórmulas de volume e área dos principais sólidos geométricos, daí a grande dificuldade em aprender e ensinar. Então, deixou-se de ensinar Geometria nas escolas!
Sds,
Carlos Leite.
“Força Sempre.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário