domingo, 21 de dezembro de 2008

Tarefa Final (INFOE 1)




Informática Educativa I :: Tarefa Final da Disciplina

Título: O Estudo dos Poliedros: do Sabão em Pedra ao Gráfico Virtual

Aluno: Carlos Alberto Soares Leite

Pólo: Campo Grande (Grupo 2)

0. Introdução

No projeto final adotaremos uma estratégia da administração de projetos chamada 5W2H – Who, When, What, Why, Where, How e How much. Esta estratégia éutilizada pelos grupos que desenvolvem projetos e estão preocupados com aspectos relacionados a qualidade do produto gerado. Ela nos permite elencar todos os requisitos necessários ao desenvolvimento de um projeto e tem seu foco nas principais
características que devem ser contempladas em um projeto. A seguir listamos o que cada uma das letras significa.



Método dos 5W2H
___________________________________________________________

5W

___________________________________________________________

1. What

O Que?

Que ação será executada?

2. Who

Quem?

Quem irá executar/participar da ação?

3. Where

Onde?

Onde será executada a ação?

4. When

Quando?

Quando a ação será executada?

5. Why

Por Quê?

Por que a ação será executada?

__________________________________________________________

2H
__________________________________________________________

1. How

Como?

Como será executada a ação?

2. How much

Quanto custa?

Quanto custa para executa a ação?


Você acessa uma referência sobre o tema em:
http://www.etfce.br/Pesquisa/dippg/metodologia/Metodologia%20e%20Organiza%E7%E3o%20de%20pesquisa_apostila.pdf


1. Definição do projeto – What (4,0 pontos) : defina o conteúdo que será estudado/desenvolvido. Isso envolve definir um título.


O Estudo dos Poliedros: do Sabão em Pedra ao Gráfico Virtual

O estudo dos poliedros, nos livros didáticos, está freqüentemente ligado ao problema de medição de certas grandezas (volume, área das faces, comprimento das arestas, etc.) e à relação de Euler (V + F = A + 2).

A proposta deste trabalho é criar atividades que facilitem o desenvolvimento da intuição espacial e habilidades manuais de construção e de visualização dos sólidos geométricos, com o uso de materiais simples (sabão) e sofisticados (software).

Será apresentada a evolução dos estudos através da História para despertar o senso investigativo e o exercício crítico da argumentação.

Portanto, a abordagem nos livros didáticos sobre geometria espacial, sólidos e suas propriedades, torna-se insuficiente à medida que limita a imaginação do aluno, sendo
necessário utilizar outros recursos matérias, além dos tradicionais.

2. Objetivos e metas do projeto – Why (10,0 pontos) : descreva os objetivos do projeto, encaixando-o nas teorias pedagógicas estudadas e condizentes com o currículo aplicável ao ensino da Matemática. Esta é a justificativa do seu projeto.

O projeto tem os seguintes objetivos e metas:

  • O aluno deverá ser capaz de manipular, construir e visualizar objetos geométricos, assim como, admirar a beleza proporcionada pelos poliedros;
  • Explorar os poliedros e suas propriedades para desenvolver a formação do pensamento espacial;
  • Propiciar o uso de recursos materiais simples e concretos para consolidar certos conceitos teóricos;
  • Possibilitar a utilização de ferramentas tecnológicas a fim de tornar a Matemática, em geral, mais atrativa e ajudar nas demonstrações das teorias;
  • Contribuir ao favorecimento da inclusão digital;
  • Permitir a interação entre todos os envolvidos, através de questionamentos dos fatos históricos e das atividades práticas e virtuais;
  • Formular conjecturas e proposições de problemas a partir da construção de cubos;
  • Enriquecer a capacidade de investigar e predizer o resultado de combinar, decompor e transformar figuras;
  • Propor novos projetos com o surgimento de hipóteses e a geração das descobertas;
  • Adequar à realidade educacional que apresenta dificuldades em toda sua estrutura, atendendo às orientações para o ensino da Matemática.

3. Público alvo – Who (1,5 pontos) : descreva a quem se destina o projeto, incluindo faixa etária, ano ou série.

Este projeto, “O Estudo dos Poliedros: do Sabão em Pedra ao Gráfico Virtual”, é destinado aos estudantes do 20 ano do Ensino Médio, cuja faixa etária varia entre 15 e 17 anos.

4. Quando utilizar – When (1,5 pontos) : significa em que momento do curso o projeto será utilizado, e onde se encaixa na grade de conteúdos da disciplina (num enfoque mais tradicional), ou relacionado a algum tema que será desenvolvido (num enfoque mais construtivista).

O projeto abrange três momentos (enfoque construtivista):

10) durante a apresentação do tema, o uso de materiais simples será necessário para que se possa relembrar os conceitos, e haver troca de experiências;

20) ao longo do desenvolvimento da matéria, com discussões a respeito da origem dos poliedros e as contribuições dos matemáticos para a geometria espacial;

30) na conclusão dos estudos, utilização do computador para verificar as construções dos objetos em gráficos virtuais e auxiliar nas demonstrações, além de ganhar tempo e reafirmar a Matemática como uma Ciência viva e dinâmica.

5. Local a usar – Where (1,5 pontos) : defina se haverá atividades em sala, nos laboratórios e em casa.

As atividades poderão ocorrer nos seguintes ambientes:

  • Sala de aula – debates, questionamentos, resoluções de problemas e etc..

  • Laboratórios – tarefas práticas (também podem ser realizadas em sala) e trabalhos com computador.

  • Casa – o assunto está disponível na Internet e os alunos que têm acesso a computador podem se interagir, contando com o apoio do professor.


6. Custo do projeto – How much (1,5 pontos) : especifique se haverá necessidade de equipamentos e software especiais. Não é necessário definir preço. Obs. : Indicamos que no caso de ser um projeto mais formal, com pedido de verba para algum orgãoo de fomento, será preciso definir isso.

O orçamento (sem definição de valores) inclui:

a) pessoal – gasto referente à remuneração do instrutor (professor);

b) material

b.1) elementos consumidos no processo de execução do projeto, como papel, canetas, lápis, borracha, etc.;

Obs.: uso de materiais “caseiros”, como lata, rolhas, sabão e instrumento cortante.

b.2) elementos permanentes – computadores, pertencentes à instituição (escola).

Obs.: o site utilizado é o Atractor(1) que disponibiliza, gratuitamente, software applet(2). Na página dos poliedros são apresentados alguns poliedros conhecidos e animações(3) de poliedros duais.

(1) Atractor é uma abreviatura do nome de uma Associação cultural de direito privado, sem fins lucrativos. É um projeto aberto a toda comunidade matemática. O site http://www.atractor.pt/index.html utiliza um servidor próprio.

(2) Applet é um software aplicativo que é executado no contexto de outro programa. Os applets podem ser executados pela Java Virtual Machine (JVM) de navegadores (browsers), cuja vantagem é ser independente da plataforma utilizada (roda em Linux, Windows, Mac, etc.) e do processador (Intel, Motorola, etc.); a desvantagem é que necessita de mais processamento e torna-se mais lento.

(3) Animações e figuras foram construídas com o mathematica© e traduzidas para Java usando applets de LiveGraphics3D (LG3D).


7. Descrição da forma de emprego do projeto - How (20,0 pontos) : descreva detalhadamente as atividades e as etapas que devem ser desenvolvidas para que os objetivos do projeto sejam atingidos. Aqui você pode seguir o roteiro que disponibilizamos na semana.

    1a) Etapa – revisão de certas idéias e conceitos sobre geometria espacial, que foram ensinados nos últimos anos do ensino fundamental, utilizar as seguintes atividades:

    • Descrever um objeto cujas sombras (projeções) podem ser uma circunferência ou
      um quadrado. (Exemplo: lata de massa de tomates.)

    • Encontrar uma tampa que encaixe nos três “buracos” da figura abaixo:
      (Proposta: esculpir rolhas.)

    • Construir um cubo utilizando sabão em pedra e um instrumento de corte. (Exploração das relações entre vértices, faces e arestas.)

    ATENÇÃO: Não se esquecer de orientar e monitorar o uso do instrumento cortante pelos alunos e limpar o local dos resíduos gerados.

    • Proposições a partir da construção do cubo:


    1. Qual a característica dos cortes?

    2. Qual a característica da seção produzida por um corte?

    3. Que seção é obtida quando o corte passa pelo vértice do cone?

    4. Estudar uma família de cortes paralelos.

    5. Elaborar uma tabela de dados, a partir dos cortes, usando a relação de Euler. (Pode-se confeccionar a tabela através de aplicativos: Excel, Word, etc.)


    Organizar os dados na tabela


    Frame1Relação de Euler: (V + F = A + 2)


    Obs.: Esta etapa do projeto pode ser realizada tanto na sala de aula quanto em laboratório, dependendo da disponibilidade. O tempo estimado é de 2 horas.



    2a) Etapa – discussão sobre a história dos poliedros e seus questionamentos:


    • Os cinco sólidos platônicos (tetraedro, cubo, octaedro, icosaedro e dodecaedro).

    • A fórmula de Euler é verdadeira para todos os poliedros? (V – F + A = 2)

    • Será que todos os poliedros regulares são convexos? (Poliedros de Kepler-Poinsot)

    • Obtenção dos sólidos de Arquimedes (truncatura e snubificação).

    • Teorema de Cauchy (controvérsias e contra-exemplos).

    • Comunicação sobre poliedros (os alunos devem falar sobre o assunto estudado até o momento, e descrever algumas características para definição do conceito).


    Obs.: Na segunda etapa do projeto prevalecerá a exposição oral, em sala de aula, sendo satisfatória a participação de todos. O tempo estimado é de 40 minutos.



    3a) Etapa – utilização do computador, passos a serem seguidos:

    Abrirá a página de entrada do site Atractor:


    • Clicar em “Matemática” (barra lateral esquerda da tela, conforme indica seta acima) e a seguir descer a barra de rolagem (lateral direita) e clicar em Poliedros. Abrirá a página que apresenta os Sólidos Platônicos, os Poliedros de Kepler-Poinsot, os Sólidos Duais, o Quadro de Animações e o Poliedro. Se clicar em cada uma das figuras obterá o sólido representado em tamanho maior e tem, por exemplo, a possibilidade de “rodá-lo” no espaço. Em caso de dúvida clicar em ajuda.
      Nesta página, podem-se visualizar as respostas para alguns questionamentos feitos na segunda etapa deste projeto, e para obter informações mais detalhadas, consultar as seguintes páginas: “Os cinco poliedros regulares”, “Ainda sobre os cinco poliedros regulares” e “Os poliedros regulares estrelados”. No final, poderá consultar uma página provisória, com alguns exemplos construídos por um programa rudimentar, contendo projeções centrais e paralelas de poliedros (com versões estereoscópicas).


    • Clicar em “Os cinco poliedros regulares”. Abrir-se-á uma “janela” ou página contendo informações sobre poliedros regulares e citando exemplos de lançamento e construção de dado. No final desta “janela” ou página clicar na seta à direita da tela para acessar a página seguinte que contem um texto a respeito da história dos poliedros, além de apresentar algumas curiosidades. Fechar esta “janela”, assim retornando a página Poliedros.


    • Clicar em “Ainda sobre os cinco poliedros regulares”. Abrir-se-á outra “janela”que complementa as informações sobre poliedros regulares, apresenta a questão dos “indistinguíveis” e mostra figuras ilustrativas girando em eixo. Na página seguinte (clicar na seta à direita da tela) há uma tabela relacionando os poliedros aos números de faces, arestas e vértices, e também, instruções para construir o poliedro correspondente. A próxima página conclui citando exemplo de construção de “parentes” ou “famílias” do cubo, octaedro e icosaedro. Fechar a “janela” e retornar a página Poliedros.


    • Clicar em “Os poliedros regulares estrelados”. A “janela” que se abrirá vai mostrar e informar as características do pentágono estrelar, também conhecido como pentagrama. A página seguinte apresenta a construção dos pequeno e grande dodecaedro estrelado. Na terceira página, encontra-se um texto que resume as contribuições dos grandes matemáticos nos estudos dos poliedros regulares estrelados. Fechar a “janela” e retornar a página Poliedros.


    • Sugestões para atividades extras:

    Acessar o link http://www.atractor.pt/simetria/matematica/docs/Euler.html e verificar a relação de Euler e sua demonstração.

    Acessar o link http://www.atractor.pt/webM/wm/materiais.htm e entrar em O explorador de poliedros; poder-se-á visualizar os sólidos platônicos e efetuar transformações, como estrelar, truncar, encolher, esburacar, etc..


    Obs.: Esta etapa do projeto deve ser realizada em laboratório de informática, o ideal é a utilização de um computador para cada estudante, mas dependendo da quantidade de alunos e equipamentos disponíveis, pode-se trabalhar na proporção de 2:1 (duas pessoas e uma máquina) ou 3:1 (três pessoas e uma máquina). O tempo estimado é de 40 minutos (sem as atividades extras) ou 60 minutos (com as atividades extras).

    Nota: as atividades extras sugeridas podem ser feitas em casa; é possível gravar um applet e abri-lo posteriormente, mesmo sem acesso à Internet, basta seguir os passos do item 2.4.2 da página 5 do link http://www.atractor.pt/publicacoes/aveiroMat.pdf.



    4a) Etapa – os alunos serão avaliados após cada atividade, sendo atribuídos pontos de acordo com a participação individual e interação com o grupo.


    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário