Informática Educativa I :: Tarefa Final da Disciplina |
Título: O Estudo dos Poliedros: do Sabão em Pedra ao Gráfico Virtual |
Aluno: Carlos Alberto Soares Leite |
Pólo: Campo Grande (Grupo 2) |
0. Introdução No projeto final adotaremos uma estratégia da administração de projetos chamada 5W2H – Who, When, What, Why, Where, How e How much. Esta estratégia éutilizada pelos grupos que desenvolvem projetos e estão preocupados com aspectos relacionados a qualidade do produto gerado. Ela nos permite elencar todos os requisitos necessários ao desenvolvimento de um projeto e tem seu foco nas principais
5W ___________________________________________________________ 1. What O Que? Que ação será executada? 2. Who Quem? Quem irá executar/participar da ação? 3. Where Onde? Onde será executada a ação? 4. When Quando? Quando a ação será executada? 5. Why Por Quê? Por que a ação será executada? __________________________________________________________ 2H 1. How Como? Como será executada a ação? 2. How much Quanto custa? Quanto custa para executa a ação? Você acessa uma referência sobre o tema em: |
1. Definição do projeto – What (4,0 pontos) : defina o conteúdo que será estudado/desenvolvido. Isso envolve definir um título.
O estudo dos poliedros, nos livros didáticos, está freqüentemente ligado ao problema de medição de certas grandezas (volume, área das faces, comprimento das arestas, etc.) e à relação de Euler (V + F = A + 2). A proposta deste trabalho é criar atividades que facilitem o desenvolvimento da intuição espacial e habilidades manuais de construção e de visualização dos sólidos geométricos, com o uso de materiais simples (sabão) e sofisticados (software). Será apresentada a evolução dos estudos através da História para despertar o senso investigativo e o exercício crítico da argumentação. Portanto, a abordagem nos livros didáticos sobre geometria espacial, sólidos e suas propriedades, torna-se insuficiente à medida que limita a imaginação do aluno, sendo |
2. Objetivos e metas do projeto – Why (10,0 pontos) : descreva os objetivos do projeto, encaixando-o nas teorias pedagógicas estudadas e condizentes com o currículo aplicável ao ensino da Matemática. Esta é a justificativa do seu projeto. O projeto tem os seguintes objetivos e metas:
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3. Público alvo – Who (1,5 pontos) : descreva a quem se destina o projeto, incluindo faixa etária, ano ou série. Este projeto, “O Estudo dos Poliedros: do Sabão em Pedra ao Gráfico Virtual”, é destinado aos estudantes do 20 ano do Ensino Médio, cuja faixa etária varia entre 15 e 17 anos. |
4. Quando utilizar – When (1,5 pontos) : significa em que momento do curso o projeto será utilizado, e onde se encaixa na grade de conteúdos da disciplina (num enfoque mais tradicional), ou relacionado a algum tema que será desenvolvido (num enfoque mais construtivista). O projeto abrange três momentos (enfoque construtivista): 10) durante a apresentação do tema, o uso de materiais simples será necessário para que se possa relembrar os conceitos, e haver troca de experiências; 20) ao longo do desenvolvimento da matéria, com discussões a respeito da origem dos poliedros e as contribuições dos matemáticos para a geometria espacial; 30) na conclusão dos estudos, utilização do computador para verificar as construções dos objetos em gráficos virtuais e auxiliar nas demonstrações, além de ganhar tempo e reafirmar a Matemática como uma Ciência viva e dinâmica. |
5. Local a usar – Where (1,5 pontos) : defina se haverá atividades em sala, nos laboratórios e em casa. As atividades poderão ocorrer nos seguintes ambientes:
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6. Custo do projeto – How much (1,5 pontos) : especifique se haverá necessidade de equipamentos e software especiais. Não é necessário definir preço. Obs. : Indicamos que no caso de ser um projeto mais formal, com pedido de verba para algum orgãoo de fomento, será preciso definir isso. O orçamento (sem definição de valores) inclui: a) pessoal – gasto referente à remuneração do instrutor (professor); b) material b.1) elementos consumidos no processo de execução do projeto, como papel, canetas, lápis, borracha, etc.; Obs.: uso de materiais “caseiros”, como lata, rolhas, sabão e instrumento cortante. b.2) elementos permanentes – computadores, pertencentes à instituição (escola). Obs.: o site utilizado é o Atractor(1) que disponibiliza, gratuitamente, software applet(2). Na página dos poliedros são apresentados alguns poliedros conhecidos e animações(3) de poliedros duais. (1) Atractor é uma abreviatura do nome de uma Associação cultural de direito privado, sem fins lucrativos. É um projeto aberto a toda comunidade matemática. O site http://www.atractor.pt/index.html utiliza um servidor próprio. (2) Applet é um software aplicativo que é executado no contexto de outro programa. Os applets podem ser executados pela Java Virtual Machine (JVM) de navegadores (browsers), cuja vantagem é ser independente da plataforma utilizada (roda em Linux, Windows, Mac, etc.) e do processador (Intel, Motorola, etc.); a desvantagem é que necessita de mais processamento e torna-se mais lento. (3) Animações e figuras foram construídas com o mathematica© e traduzidas para Java usando applets de LiveGraphics3D (LG3D). |
7. Descrição da forma de emprego do projeto - How (20,0 pontos) : descreva detalhadamente as atividades e as etapas que devem ser desenvolvidas para que os objetivos do projeto sejam atingidos. Aqui você pode seguir o roteiro que disponibilizamos na semana. 1a) Etapa – revisão de certas idéias e conceitos sobre geometria espacial, que foram ensinados nos últimos anos do ensino fundamental, utilizar as seguintes atividades:
ATENÇÃO: Não se esquecer de orientar e monitorar o uso do instrumento cortante pelos alunos e limpar o local dos resíduos gerados.
Organizar os dados na tabela Relação de Euler: (V + F = A + 2) Obs.: Esta etapa do projeto pode ser realizada tanto na sala de aula quanto em laboratório, dependendo da disponibilidade. O tempo estimado é de 2 horas.
Obs.: Na segunda etapa do projeto prevalecerá a exposição oral, em sala de aula, sendo satisfatória a participação de todos. O tempo estimado é de 40 minutos.
Abrirá a página de entrada do site Atractor:
Acessar o link http://www.atractor.pt/simetria/matematica/docs/Euler.html e verificar a relação de Euler e sua demonstração. Acessar o link http://www.atractor.pt/webM/wm/materiais.htm e entrar em O explorador de poliedros; poder-se-á visualizar os sólidos platônicos e efetuar transformações, como estrelar, truncar, encolher, esburacar, etc..
Nota: as atividades extras sugeridas podem ser feitas em casa; é possível gravar um applet e abri-lo posteriormente, mesmo sem acesso à Internet, basta seguir os passos do item 2.4.2 da página 5 do link http://www.atractor.pt/publicacoes/aveiroMat.pdf.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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domingo, 21 de dezembro de 2008
Tarefa Final (INFOE 1)
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