terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Osvaldo Sangiorgi e o MMM (HMAP)

Discussão do GRUPO 2 - Osvaldo Sangiorgi e o MMM
por [Aluno] Carlos Alberto Soares Leite - domingo, 9 novembro 2008, 11:11
Bom dia, a todos.
Em 1961, foi criado o Grupo de Estudos do Ensino da Matemática (GEEM) liderado pelo professor Osvaldo Sangiorgi. O principal objetivo do GEEM foi coordenar e divulgar a introdução da Matemática Moderna nas escolas secundárias.
Na tese intitulada "Matemática Clássica ou Matemática Moderna, na elaboração dos programas do ensino secundário?", Sangiorgi diferenciou a Matemática Clássica da Matemática Moderna, afirmando que a primeira tem por base os elementos simples (...) e a segunda um sitema operatório, isto é, uma série de estruturas, sobre as quais se assenta o edifício matemático, dstacando-se entre elas as estruturas algébricas, as estruturas de ordem e as estruturas topológicas. (Congresso, 1957, p. 398 - 399)
Sangiorgi propôs, ainda, um programa para o ensino secundário, sem no entanto, incluir a Teoria dos Conjuntos ou o Estudo das Estruturas. Ofereceu curso de aperfeiçoamento para professores, apresentando os argumentos do Movimento da Matemática Moderna. Era um grande entusiasta e defensor dessas idéias. A seguir, trecho de uma carta do autor dirigida aos estudantes, em substituição ao prefácio (comum em seus livros didáticos):
"Meu caro estudante: Você, provavelmente, já foi iniciado no estudo da Matematica de um modo diferente daquele pelo qual seus irmãos e colegas mais velhos estudaram.
Sabe por quê? Porque Matemática para eles, na maioria das vezes, era um "exagero de cálculos", "problemas complicados, trabalhosos e fora da realidade" que a tornavam, quase sempre, um fantasma! Hoje na Era Atômica em que vivemos, isto é trabalho para as máquinas (os fabulosos computadores eletrônicos de que tanto falam os jornais...), razão pela qual você vai aproveitar o seu precioso tempo aprendendo o verdadeiro significado e as belas estruturas da Matemática Moderna."
(Sangiorgi - vol 1, 1971)
Percebe-se, nitidamente, nas falas do Professor Sangiorgi o seu pensamento em relação à Matemática Moderna, que é de "salvação" do ensino nessa disciplina.
Na primeira metade dos anos 60 as escolas brasileiras passaram a adotar oficialmente, com o apoio do MEC, os programas curriculares da Matemática Moderna.
Fontes de consulta:
http://www.faced.ufu.br/colubhe06/anais/arquivos/374MariaCeliaLeme_e_MariaCristina.pdf ;http://www.scielo.org.ve/scielo.php?pid=S1011-22512005000200004&script=sci_arttext ; http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/bitstream/1884/6906/1/sonia.pdf.
Últimos acessos, novembro de 2008.
Sds,
Carlos Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário