quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

(cont.) Comentários sobre o "Texto_JOICE_WANDREZENDE" (HMAP)

Re: Discussão da semana 6 - Grupo 2 - Comentários sobre o texto
por [Aluno] Carlos Alberto Soares Leite - quinta, 20 novembro 2008, 23:55
Boa noite, Elenita e colegas!
Os textos que estamos lendo buscam traçar um paralelo entre as situações vividas pelos grandes matemáticos e as dificuldades que os professores encontram nos tempos atuais. E as dúvidas quanto aos números reais persistem até hoje.
No capítulo 2, os autores destacam uma série de dificuldades encontradas pelos alunos em relação a falta de compreensão do conjunto dos números reais, por exemplo:
# afirmação de que existem mais números naturais que ímpares;
# identificação entre as representações 3,1416 e pi;
# descobrimento da existência de infinitos números;
# interpretação de que número racional é exato ou inteiro.
Em entrevistas, alguns professores também apresentaram dificuldades em relação à ordem, à densidade, ao infinito, às definições de números racional e irracional, e ao próprio conceito de número e suas representações.
É sugerida a utilização de material concreto para o ensino de números reais, como: medição com barbante de objetos redondos para "descoberta do número pi "; utilização da escala de régua, associada à reta numérica e o uso da calculadora, principalmente para obter a raiz quadrada de um número.
Quanto ao livro didático, conforme colocou a colega Elenita, também penso que deve ser revista esta prática de acompanhar somente este tipo de material.
Abraços,
Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário