quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Resumo do texto: "Avaliação da Qualidade de Software Educacional" (INFOE 1)

Re: Pólo de Campo Grande - Parte 1 (estudantes com letra inicial do nome de A até P) :: Tutora Cristiane
por [Aluno] Carlos Alberto Soares Leite - quinta, 27 novembro 2008, 19:10
Boa noite, Gabriela e demais colegas!
(Complementando, segue um resumo do texto)
O texto de Rosa Maria Costa nos apresenta as normas internacionais ISO e CMMI como as certificações mais conhecidas na área de software, elas estabelecem a qualidade através de uma lista de critérios de avaliação.
Segundo a autora, quando falamos de software para a educação, devemos considerar, além dos aspectos técnicos, os fatores inerentes ao contexto, como questões culturais, éticas e filosóficas.
Exemplos de critérios de avaliação: características pedagógicas e da interface, adaptabilidade, gestão de erros, preço acessível e acesso aberto.
A definição de parâmetros de aceitação ou rejeição de um produto, é feita a partir de apresentações de métricas. Em geral, existem dois tipos de questões: as que avaliam a existência e as que medem o grau de satisfação associada ao software.
Rosa Maria afirma que na prática, a seleção de um produto que garanta o seu pleno uso exige a integração de todos os envolvidos nas atividades escolares. Um grupo de professores pode assumir a elaboração de uma lista que será apresentada à equipe de profissionais da escola; após um consenso, avaliam-se determinados produtos verificando as questões de atendimento às expectativas do grupo. Discute-se, novamente, e a lista pode ser refinada e adotada como padrão para avaliar um maior número de itens.
Sds,
Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário