terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Texto: História da Matemática na Formação do Professor de Matemática (HMAP)

Discussão do Texto - Após leitura
por [Aluno] Carlos Alberto Soares Leite - terça, 28 outubro 2008, 21:14
Boa noite a todos!
O autor procura nos mostrar que ao estudarmos a história da matemática temos uma visão de que a matemática está presente em tudo na nossa vida, e podemos relacioná-la com: cultura, sociedade, tecnologia, arte, filosofia e etc. Desta forma, cria-se um ambiente propício para interação professor-aluno.
A Matemática sofre mudanças cíclicas, tanto a nível de concepção filosófica, quanto a nível de modelos ou padrões de ensino. Mas, segue-se apenas o padrão de rigor do momento. E isso influencia negativamente na formação do professor que fica limitado à utilização desses conhecimentos padronizados.
Através da história da matemática, o professor pode fazer reflexões sobre as demonstrações utilizadas pelos grandes matemáticos e buscar, junto aos alunos, situações que estimulem as aulas, fazendo perder o medo da disciplina e valorizando a imaginação.
Sds,
Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário