quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Comentários sobre o texto: “Ambientes Computacionais na Educação” (INFOE 1)

Re: Pólo de Campo Grande - Parte 1 - Texto: Ambientes Computacionais na Educação
por [Aluno] Carlos Alberto Soares Leite - sexta, 21 novembro 2008, 15:40
Boa tarde a todos!
Os ambientes computacionais educacionais oferecem meios para facilitar o processo ensino-aprendizagem embasados em teorias peagógicas e tecnológicas.
O texto aborda o Ambiente de Aprendizagem com enfoques comportamentalista e construtivista.
No ambiente comportamentalista, utiliza-se softwares do tipo tutorial, exercício e prática e jogos. Nesta teoria, o papel do aluno é de receptor passivo, pois são aplicados exercícios de memorização, repetição e fixação. O professor é responsável por planejar os exercícios, podendo utilizar os jogos para estimular e motivar os estudantes. Este ambiente sofre influências da escola comportamentalista de Skinner, usando o ensino programado, as idéias de reforço e estímulos positivos.
No ambiente construtivista, utiliza-se simulações, ferramentas, micro-mundos (LOGO) e linguagens. Os alunos atuam colaborativamente e criam ambientes de aprendizagem reais, que se parecem com locais de trabalho, onde os problemas são resolvidos através da interação entre todos. O professor desempenha vários papéis da aprendizagem: colaborador, organizador, consultor, mediador, controlador e incentivador. Este ambiente se fundamenta nas teorias de Piaget e Vygotsky.
Sds,
Carlos.

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