quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Comentários sobre o "Texto_JOICE_WANDREZENDE" (HMAP)

Re: Discussão da semana 6 - Grupo 2 - Comentários sobre o texto
por [Aluno] Carlos Alberto Soares Leite - quinta, 20 novembro 2008, 18:42
Boa tarde a todos!
O texto de Joice Camargo dos Santos e Wanderley Moura Resende, relata as dificuldades encontradas para o entendimento do conceito de números reais, sobretudo em relação aos números irracionais.
O início do questionamento sobre os números incomensuráveis foi na escola pitagórica que considerava números apenas os inteiros, gerando uma crise na comunidade matemática. Eudoxo resolveu o dilema de Pitágoras utilizando a Teoria das Proporções, demonstrada através de construção geométrica.
A criação da Geometria Analítica com Fermat e Descartes preparou o caminho para o tratamento aritmético das incomensurabilidades, através da teoria dos números. Outros matemáticos deram seqüência ao desenvolvimento dessa teoria, como: Newton, Leibniz, Euler, Weierstrass, Méray, Dedekind e Cantor (que hierarquizou o infinito).
No 2º. Capítulo do texto, é feita uma reflexão sobre o grande desafio de se ensinar números reais na educação básica de matemática. Segundo o autor, os números irracionais continuam no processo pedagógico, tal como em seu tempo de outrora, “nebulosos”, “surdos”, números que “não dizem nada” e que não possuem posição definida na reta numérica – “estão sempre andando na reta”.
Os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) recomendam que a abordagem dos números irracionais não siga uma linha formal; e que na 7ª série do Ensino Fundamental os significados e usos dos termos fique restrito às 1as. aproximações, reservando para o Ensino Médio seu aprofundamento.
Ficam as seguintes perguntas dos autores:
_ “Como os livros didáticos nacionais do ensino básico abordam esse tema?”
_ “Como realizar este grande desafio que é ensinar números reais na educação básica?”
Sds,
Carlos.

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