quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Comentários sobre a Unidade 6 (HMAP)

Re: Discussão da semana 6 - Grupo 2 - Comentários sobre a Unid. 6
por [Aluno] Carlos Alberto Soares Leite - segunda, 24 novembro 2008, 17:38
Boa tarde a todos!
A descoberta do Cálculo foi conseqüência do aprimoramento dos métodos algébricos e da notação matemática, e exerceu grandes mudanças no cenário científico mundial. O próprio desenvolvimento tecnológico exigiu da Matemática respostas para seus problemas. Outro fator que influenciou foi o movimento renascentista, cujas idéias se baseavam na liberdade de pensamento.
Os logaritmos foram introduzidos nas atividades científicas, como a astronomia. Mas os questionamentos sobre o infinito perduravam.
Pierre de Fermat (1601-1665) – o Príncipe dos Amadores – se dedicava à Matemática nas horas de folga e divulgava suas descobertas através de correspondências com outros matemáticos. Sua afirmação, traduzida da seguinte forma: não existem 3 números inteiros x, y e z tais que [("x elevado a n") + ("y elevado a n") = ("z elevado a n")], para n inteiro maior do que 2; é chamada de Conjectura de Fermat, pois não havia demonstração.
Em 1993, Andrew Wiles teria demonstrado o Teorema de Fermat, no entanto, ocorreram algumas falhas. Mas em 1994, novos argumentos foram apresentados por Wiles e Richard Taylor cobrindo todos os casos.
Newton e Leibniz foram os criadores do Cálculo, desenvolveram métodos gerais, cada um com sua visão própria. Newton via a integração como um problema de encontrar os x e y de uma determinada fluxão. Leibniz via a integração como uma soma. Ambos pensavam em termos de gráficos.
Sds,
Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário