terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Alguns projetos educativos (INFOE 1)

Re: Pólo de Campo Grande - parte 1 (estudantes com letra inicial do nome de A até P) :: Tutora Cristiane
por [Aluno] Carlos Alberto Soares Leite - sexta, 7 novembro 2008, 11:48
Bom dia, colegas de curso!
Não possuo participação em iniciativas com informática educativa, pois trabalho na indústria, numa grande empresa que contrubui para o desenvolvimento do nosso país. Entretando, gostaria de citar alguns projetos educacionais que são desenvolvidos por algumas instituições; e penso que seria uma boa alternativa para nossas escolas agregar este tipo de parcerias.
_ Desde a implantação do Projeto de Informática Educacional, iniciado em 1991, a Fundação Bradesco vem incorporando, a cada dia, o uso da tecnologia no processo ensino-aprendizagem de forma contextualizada e significativa.
Com o tema "A cidade que a gente quer", sob a orientação dos professores, pensam em alternativas para problemas da comunidade em que vivem e partilham suas reflexões, trabalhando em equipe e utilizando recursos de informática e robótica para resolver os problemas levantados.
Os resultados dessa iniciativa são evidentes: estímulo ao raciocínio e à troca de informações; tomada de consciência dos problemas que afetam a todos e familiaridade com recursos tecnológicos avançados.
_ Parceiros na Aprendizagem é uma iniciativa de alcance mundial da Microsoft, destinada a colocar tecnologias e apoio pedagógico ao alcance de gestores, educadores, estudantes e comunidade escolar, para o pleno desenvolvimento do seu potencial. Lançado em maio de 2003, o programa prevê investimentos durante cinco anos e conta com a participação da Fundação Bradesco.
Os recursos incluem desde licenças mais baratas para uso dos softwares Microsoft em instituições de ensino, até o desenvolvimento de projetos inovadores que necessitam de apoio pedagógico e tecnológico.
_ Com o intuito de encorajar e disseminar o uso de tecnologias inovadoras, possibilitar a criação de novos relacionamentos nas escolas, instigar a aprendizagem e levar informações atuais a todos os que participam da vida escolar, o Grupo Positivo lançou o projeto do Portal Educacional.
Trata-se de um ambiente de conhecimento, ensino e aprendizagem com milhares de informações organizadas e avaliadas sobre Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, além de recursos de administração escolar, comunicação entre usuários, assessorias, artigos, atualidades, entre outros, ao qual sua escola pode associar-se, tornando-se parceira no projeto.
Fontes de pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário