quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Tarefa Semana 5 (INFOE 1)





























Informática
Educativa I :: Tarefa da Semana 5



Título:
Teorias de Aprendizagem



Aluno:
Carlos Alberto Soares Leite.



Pólo:
Campo Grande (Grupo 2)











































Diretrizes
básicas para a preparação de eventos
instrucionais






Abordagem



O
que é aprendizagem ?




Diretrizes
para a preparação de eventos instrucionais




Comportamentalista




A aprendizagem é
observável através da mudança de
comportamento do aluno em decorrência de estímulos e
reforços positivos;



-
Para Jonh B. Watson, a aprendizagem é um processo de
reflexos condicionados;


-
Para Skinner, a aprendizagem tem um conteúdo organizado em
grau de dificuldade crescente, constituído por associações
estímulo-reforço (positivo ou negativo).




- Conhecimento deve ser particionado em módulos
de ensino;


-
O conjunto de sons, imagens e palavras gera sempre um elenco de
respostas condicionadas em quem recebe a mensagem;


-
“Instrução programada” e “ensino
melhorada”(utilizando o computador), a máquina
apresenta material par a o qual o aluno está preparado.




Neo-Comportamentalista



-
A aprendizagem é mensurável caracterizada, também,
por mudanças comportamentais observáveis, mas se
preocupa com os processamentos internos (aspectos cognitivos);



-
Hierarquizar o conhecimento numa rede de tópicos com
diferentes caminhos possíveis para se atingir o objetivo
desejado;



- Segundo a Teoria
de Gagné, o professor deve promover a aprendizagem através
de instruções. Ele é o responsável
por motivar o aluno, procurar discutir as idéias, avaliar o
desempenho;







Construtivista




A aprendizagem é
vista como uma construção contínua,
considerando as modificações dos atributos da
estrutura cognitiva face a novas informações;



-
Aprendizagem significativa: processo através do qual uma
nova informação relaciona-se com algum aspecto
relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo;



- Aprendizagem
mecânica: aprendizagem de novos conceitos com pouca ou
nenhuma associação à estrutura cognitiva já
existente, não havendo interação entre as
informações.






Na
visão de Piaget:


-
A inteligência é produto da maturação
biológica, o desenvolvimento cognitivo se dá por
etapas (epistemologia genética);


-
O aprendizado é resultado de reestruturação
mental e, participação ativa dos alunos.








Na visão de Ausubel:


-
Os conteúdos devem estar relacionados com a estrutura de
conhecimento do aprendiz;



- As informações estão
organizadas no cérebro de forma hierárquica, como em
uma árvore.







Na
visão de Bruner:


-
A aprendizagem por descoberta induz o aluno a uma participação
ativa, seu enfoque é a exploração de
alternativas com o currículo em espiral;


-
O reforço é parte do ciclo de ensino, que compreende
a formulação de um processo de verificação
ou tentativa, a operação deste processo é a
comparação dos resultados.







Pós-construtivista























A
aprendizagem é um processo coletivo, construído
gradativamente a partir de estímulo do conhecimento por
intermédio de trabalho cooperativo e da zona de
desenvolvimento proximal (ZPD) – distância entre o que
o aluno já sabe e o que ele tem potencial para aprender.












Na visão de Vygotsky:



- A criança constrói as formas mais
complexas e sofisticadas de conceber a realidade através da
linguagem (fala);


-
A prática educacional requer que o professor reconheça
a idéia da ZPD e estimule o trabalho colaborativo, de forma
a potencializar o desenvolvimento cognitivo dos alunos;


-
Os ambientes computacionais de aprendizagem cooperativa criam um
espaço de trabalho conjunto.
















Referências
Bibliográficas


COSTA,
Rosa M. Teorias Pedagógicas Fundamentos dos processos de
ensino-aprendizagem

– Material de Estudo, 2008.
http://penta.ufrgs.br/~jairo/1watson1.htm;
http://nourau.smarcos.br/document/?view=598.
Últimos acessos em novembro de 2008.













1





Nenhum comentário:

Postar um comentário