Comportamentalista
|
A aprendizagem é observável através da mudança de comportamento do aluno em decorrência de estímulos e reforços positivos;
- Para Jonh B. Watson, a aprendizagem é um processo de reflexos condicionados;
- Para Skinner, a aprendizagem tem um conteúdo organizado em grau de dificuldade crescente, constituído por associações estímulo-reforço (positivo ou negativo).
|
- Conhecimento deve ser particionado em módulos de ensino;
- O conjunto de sons, imagens e palavras gera sempre um elenco de respostas condicionadas em quem recebe a mensagem;
- “Instrução programada” e “ensino melhorada”(utilizando o computador), a máquina apresenta material par a o qual o aluno está preparado.
|
Neo-Comportamentalista
|
- A aprendizagem é mensurável caracterizada, também, por mudanças comportamentais observáveis, mas se preocupa com os processamentos internos (aspectos cognitivos);
|
- Hierarquizar o conhecimento numa rede de tópicos com diferentes caminhos possíveis para se atingir o objetivo desejado;
- Segundo a Teoria de Gagné, o professor deve promover a aprendizagem através de instruções. Ele é o responsável por motivar o aluno, procurar discutir as idéias, avaliar o desempenho;
|
Construtivista
|
A aprendizagem é vista como uma construção contínua, considerando as modificações dos atributos da estrutura cognitiva face a novas informações;
- Aprendizagem significativa: processo através do qual uma nova informação relaciona-se com algum aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo;
- Aprendizagem mecânica: aprendizagem de novos conceitos com pouca ou nenhuma associação à estrutura cognitiva já existente, não havendo interação entre as informações.
|
Na visão de Piaget:
- A inteligência é produto da maturação biológica, o desenvolvimento cognitivo se dá por etapas (epistemologia genética);
- O aprendizado é resultado de reestruturação mental e, participação ativa dos alunos.
Na visão de Ausubel:
- Os conteúdos devem estar relacionados com a estrutura de conhecimento do aprendiz;
- As informações estão organizadas no cérebro de forma hierárquica, como em uma árvore.
Na visão de Bruner:
- A aprendizagem por descoberta induz o aluno a uma participação ativa, seu enfoque é a exploração de alternativas com o currículo em espiral;
- O reforço é parte do ciclo de ensino, que compreende a formulação de um processo de verificação ou tentativa, a operação deste processo é a comparação dos resultados.
|
Pós-construtivista
|
A aprendizagem é um processo coletivo, construído gradativamente a partir de estímulo do conhecimento por intermédio de trabalho cooperativo e da zona de desenvolvimento proximal (ZPD) – distância entre o que o aluno já sabe e o que ele tem potencial para aprender.
|
Na visão de Vygotsky:
- A criança constrói as formas mais complexas e sofisticadas de conceber a realidade através da linguagem (fala);
- A prática educacional requer que o professor reconheça a idéia da ZPD e estimule o trabalho colaborativo, de forma a potencializar o desenvolvimento cognitivo dos alunos;
- Os ambientes computacionais de aprendizagem cooperativa criam um espaço de trabalho conjunto.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário