quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Comentários sobre a Unidade 5 (HMAP)

Re: Discussão da semana 5 - GRUPO 2 - Comentários sobre a Unid. 5
por [Aluno] Carlos Alberto Soares Leite - domingo, 16 novembro 2008, 20:09
Boa noite a todos!
Os árabes trouxeram da Índia o ZERO, aperfeiçoaram os algarismos e contribuiram para a Álgebra (a palavra álgebra é tradução de al-jabr que em árabe significa: combinar, reunir). O estabelecimento do número zero exigiu um enorme esforço de abstração, pois ele representaria o NADA.
Alguns matemáticos, como Brahmagupta, Mahavira e Bhaskara, definiram regras para as operações aritméticas envolvendo números positivos, zero e números negativos.
Bhaskara tentou resolver a questão da operação de uma divisão por zero, sua idéia atualmente seria, n/0 = ∞ Essa notação implica no surgimento de um número extra, o (infinito); e conseqüentemente, 0 × ∞ é igual a qualquer número “n”, uma contradição, pois todos os números seriam diferentes. Portanto, é impossível dividir qualquer número, diferente de zero, por zero.
Os sistemas posicional e numérico sofreram resistências quanto a aceitação. Utilizavam-se letras, pode-se comparar à transição do sistema analógico para o digital.
Brahmagupta introduziu a teoria dos números negativos, possibilitando a solução completa das equações lineares diofantinas, do tipo: 4x + 6y = 2
Nessa época, os problemas propostos eram redigidos de forma poética, por exemplo: “De um enxame de abelhas pretas, a raiz quadrada da metade voou para um jasmineiro e oito nonos das abelhinhas ficaram para trás....”.
Tal enunciado se torna mais interessante que “Resolva a equação:
(raiz quadrada de x/2)* + (8/9)x + 2 = x

* Tentei inserir simbolo de raiz quadrada, mas o MOODLE não aceita.
Sds,
Carlos Leite.

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