terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Re: "Não consigo enxergar o porquê do pronunciamento de Jean Dieudonné - " Abaixo Euclides"...." (HMAP)

Re: Discussão do GRUPO 2 - Dieudonné: "Abaixo Euclides!"
por [Aluno] Carlos Alberto Soares Leite - domingo, 9 novembro 2008, 01:52
Bom dia, Eduardo!
Pelo que entendi, o bourbakista Dieudonné se esforçou no sentido de superar aquele modelo tradicional da matemática que perdurava a mais de 3 mil anos no que diz respeito a: Aritmética, Álgebra, Geometria e Análises. E cada um desses ramos era considerado "um campo de investigação fechado e isolado", e todo esse acúmulo de conhecimento, ao longo dos anos, foi se estendendo dos níveis superiores de ensino até aos outros níveis, de modo estático e pronto, ou seja, era um entendimento de que a Matemática era uma Ciência dotada de perfeição intocável.
E, diante da necessidade de renovação curricular com introdução de novas matérias e conteúdos matemáticos, Dieudonné passou a defender a modernização do ensino das matemáticas. Simultaneamente a essas questões de ordem educacional a Ciência Matemática passava por profundas mudanças como a criação da Geometria Não Euclidiana e o reconhecimento de espaços geométricos diferentes daqueles concebidos pela Geometria Euclidiana desencadeou uma série de pesquisas com o objetivo de criar novas Geometrias.
Espero que tenha conseguido expor os motivos pelos quais levou Jean Dieudonné a se pronunciar daquela forma ao iniciar o Movimento da Matemática Moderna. Concordo com você sobre a enorme importância das obras de Euclides, assim como, devemos respeitar as contribuições do grupo Bourbaki.
Abç,
Carlos.
"Força Sempre."

Nenhum comentário:

Postar um comentário